A ascendência e descendência: Fontes - Coelho - Silva - Pereira - Colaço - Xavier -Madeira - Fragoso - Vargas (Santarém/Várzea) e Faustino - Carreira (Santarém/Moçarria) com ligação a outros troncos
Página Inicial | Contacto
 



Fontes
CRC Santarém
l.º N ass. nº 981 ano 1925.
CRC Santarém l.º C ass. nº 310 ano 1952.
CRC Santarém l.º O ass. nº 454 ano 1963.
JFVárzea l.º Cemitérios
Fil Vargas Fragoso
* Santarém, Várzea, Casais da Fonte de Vilgateira 02.08.1925 + Santarém, Várzea, Casais da Aramanha 20.06.1963
Pais
Pai: António Vargas Fragoso * 12.08.1883
Mãe: Maria do Rosário Ribeiro * 33.06.1899
Casamentos
Caldas da Rainha, Nossa Senhora do Pópulo 20.09.1952
Filhos
Notas Biográficas
  • Foi baptizado na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Várzea no dia 7 de Novembro de 1925 pelo pároco Manuel Duarte, tendo sido padrinhos sua prima Maria José Vargas Faustino e namorado Fil Augusto Fontes, ambos solteiros e estudantes, residentes em Vilgateira.
  • Seu pai legou-lhe os sobrenomes Vargas Fragoso, não tendo tomado qualquer apelido materno, embora a sua varonia fosse Vargas.
  • Aos 10 anos completou a instrução primária em Vilgateira e, seguindo a indicação dada pela professora, os pais mandaram-no prosseguir os estudos em Santarém, onde frequentou o Liceu Nacional de Sá da Bandeira até ao 6º ano do Curso Geral. A ausência de estruturas, nomeadamente de transportes públicos, obrigava-o a percorrer diariamente 10 quilómetros de carroça para se deslocar para o liceu na cidade de Santarém.
  • Casou com 27 anos de idade na Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Pópulo das Caldas da Rainha. Foi celebrante o padre Manuel Escabelado.
  • Durante alguns anos, em conjunto com o irmão Francisco, cuidou das propriedades agrícolas da família. Posteriormente, foi trabalhar para os escritórios do representante da Ford Lusitana, em Santarém. Algum tempo depois, foi convidado para exercer as funções de agente de vendas, lugar que ocupou até à data da sua morte.
  • Era considerado o melhor vendedor da Ford. Para ilustrar o seu talento, uma das histórias mais contadas pelos colegas e amigos era a seguinte:- O Ford Anglia tinha acabado de sair. Ainda hoje esse modelo é conhecido pelo seu design original mas pouco comercial. Um casal entra no stand e o marido tece comentários desagradáveis em relação ao carro, enquanto a mulher elogia a cor do mesmo. À saída o casal era já proprietário do referido carro que tinha acabado de lhe ser vendido pelo Fil Fragoso, como era conhecido.
  • Aliado ao poder de persuasão e facilidade no discurso oral, dominava também a escrita. Uma vez, para ajudar uma família amiga num processo judicial, escreveu uma carta dirigida ao governo, embora não tivesse qualquer formação jurídica. Ao ler a dita carta o juiz, surpreendido com a forma como o assunto era apresentado e com a linguagem utilizada, quis saber quem era o autor da mesma.
  • Era muito alegre, brincalhão e cativante. Gostava tanto de pregar partidas como de preparar surpresas para aqueles de quem gostava. Dedicava-se à pesca e à caça e era amante da velocidade.
  • Ainda encontramos em Santarém alguns dos seus velhos amigos e companheiros que muito o admiravam e recordam com saudade.
  • Faleceu precocemente, com 38 anos de idade apenas, vítima de metastase pulmonar. Deixou uma filha menor, não recebeu sacramentos e não fez testamento.
  • Está sepultado no cemitério do Alto da Olaia, Várzea, Talhão A Fila 3 Coval 6.
  • Tal como noutros ramos familiares, também com a sua morte se extinguiu a actividade secular da família – a agricultura – que foi o sustento de tantas gerações, incluindo a sua própria também.
Notas
  • Conheceu quatro presidentes da república e assistiu à instituição do estado novo e da ditadura da Salazar
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.