A ascendência e descendência: Fontes - Coelho - Silva - Pereira - Colaço - Xavier -Madeira - Fragoso - Vargas (Santarém/Várzea) e Faustino - Carreira (Santarém/Moçarria) com ligação a outros troncos
Página Inicial | Contacto
 



Fontes
ANTT/Reg.Par. Várzea l.º B ano 1818.
ANTT/Reg.Par. Várzea l.º C ano 1845.
ADS/Reg.Par. Várzea ano 1898.
José Domingos da Silva (18)
* Santarém, Várzea, Pimenteira 03.12.1818 + Santarém, Várzea, Casal das Arroteias 10.09.1898
Pais
Mãe: Narcisa Rosa (37) * c. 1790
Casamentos
Santarém, Várzea 28.11.1845
Filhos
Notas Biográficas
  • Apenas existe como referência que era proprietário e por isso tudo indica estar ligado à agricultura.
  • Recebeu de seu pai o antropónimo “da Silva”.Também usava Jozé Domingos Manhoso, sendo este nome, cetamente uma alcunha, que de acordo com os hábitos da época o identificavam como um homem de muita destreza.
  • Casou na Igeja de Nossa Senhora da Conceição da Várzea, tendo sido celebrante o Padre António Fragoso de Rhodes. Foram testemunhas Domingos Rodrigues e Joaquim Pereira Saloio. Foi feita uma transcrição do assento de casamento por o seu original se encontrar muito imperceptível.
  • Morreu com 78 anos, sem ter recebido os sacramentos, não fez testamento e foi sepultado no cemitério púbico da Várzea.
Notas
  • Nasceu no reinado de D. João VI aclamado rei de Portugal, Brasil e Algarve. Conheceu ainda D. Pedro IV, D. Miguel, D. Maria II, D. Pedro V, D. Luis e D. Carlos I. Assistiu à independência do Brasil, revolução da Maria da Fonte e à inauguração do telégrafo e caminho de Ferro. Passa pela febre amarela e pelo tratado cor-de-rosa e pela 1ª revolta republicana.
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.