Rodrigues de Castilho e Tudela de Castilho
Página Inicial | Contacto
 


Fontes
D. José António Pinto de Mendonça Arrais (Bispo de Pinhel e da Guarda), 'Genealogia dos Costas', ed. Arquivo de Documentos Históricos, Lisboa, 1934, p.54 (exerceu de 1782 a 1797)
D. Alvaro da Costa
Pais
Notas Biográficas
  • De acordo com D. José António Pinto de Mendonça Arrais, op. cit. p.54, "foi homem de grande esfera e a quem a fortuna ajudou tanto que veio a ser ascendente da maior parte da nobreza do reino".
  • Teve foro de escudeiro com 1.500 réis de moradia, foi camareiro de D. Manuel I.
  • D. Manuel I encarregou-o de negociar o seu 3º casamento com D. Leonor, irmã de Carlos V, rei de Castela naquele tempo. Partiu de Portugal no mês de Outubro de 1517 para Saragoça e concluíu as negociações em grande segredo e com tal êxito que D. Manuel I lhe concedeu várias mercês, inclusivamente o tratamento de "D." para ele e todos os seus descendentes. Este autor trata em pormenor a sua descendência, na obra citada.
Notas
  • Segundo D. José António Pinto de Mendonça Arrais, op. cit. p.54, sendo seu pai um fidalgo muito conhecido e comendador de S. Vicente da Beira, onde viveu, os seus descendentes tomaram o apelido de Costa, como sendo mais nobre que o de Lemos
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.