Fontes
DCB – Descendentes dos Condes de Benavente – Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira – Vol. 44 (1986), fls. 69, 70 e 71
Miguel de Figueiredo Côrte-Real |
|
|
|
João Afonso Pimentel, das Grotas Fundas
+ 02.09.1512 Casamentos
Filhos Notas Biográficas
- Testou aos 26.11.1511, cujo testamento está publicado no vol. XII, pág. 100 do Arquivo dos Açores.
- Declara que a sua terça montava em 134.806$000 reis, os quais serão distribuídos por igrejas e confrarias, além de outras esmolas.
- Jaz sepultado na igreja do Arcanjo São Miguel.
Notas
- Segundo DCB: “Por razões que não conseguimos apurar, fixou-se em meados do sec. XV (1460-1480), no recôndito lugar das «Grotas Fundas» um personagem que, talvez tenha originado admiração e comentários aos outros povoadores da região Leste da ilha de São Miguel.
- Chamava-se João Afonso, e segundo documentos escritos por seus próximos parentes, era filho dos 3.ºs Condes de Benavente da Espanha.
- As razões que levaram este a fixar-se no lugar das Grotas Fundas da freguesia da Ribeira Quente, é mistério que, o pó dos séculos escondeu há muito.
- Não foram certamente razões de ordem económica, nem enobrecimento de seus pergaminhos que levaram João Afonso a afastar-se dos pátrios lares, onde a abastança dos seus progenitores lhe proporcionaria vida faustosa na Corte Espanhola.
- A troca da vila de Baesa na Galiza, com suas verdejantes campinas, onde castelos e palácios construídos por excelentes artistas-canteiros, que lavraram o granito sem par, entre eles destacando-se o dos Condes de Benavente, por um paupérrimo lugar numa ilha do Arquipélago Açoriano, isolado como se fora eremita em rigorosa penitência, apenas tendo como paisagem penhascos e combros, vivendo numa casa coberta de colmo (como ele se refere no seu testamento), e suportando toda a dureza de vida dos primeiros povoadores, devia certamente ter suas razões muito justificáveis?...
- Talvez amores contrariados ou resultado de vitorioso duelo?...
- Tudo são conjecturas sem vias de aproximação…
- João Afonso ficou conhecido na história do povoamento dos Açores por João Afonso das Grotas Fundas, cognome que lhe adveio do lugar onde fixou residência, ou, para o diferenciarem de outro com os mesmos nomes próprios seu contemporâneo, morador naquelas proximidades”.
|