Fontes
Geneall
DFB
NFP-vol. IV-pg. 650 (Corte-Reais)
NIT-vol. I-pg. 75
PL-vol. III-pg. 185
GIT-pg. 469, § 1.º, n.º 5 |
|
|
|
João Vaz Côrte-Real
* * Portugal, Algarve c. 1420 + Angra do Heroísmo (sep. 1.º Convento S. Francisco d. 02.07.1496 Pais
Filhos Notas Biográficas
- . Porteiro-mor do Infante D. Fernando
- . Capitão da Ilha Terceira.
- .Descobridor da Terra Nova
- . Admite-se que tenha atingido a costa americana muito antes de Américo Vespucio faltando no entanto provas irrefutáveis que possam atribuir-lhe a descoterta daquela região.
- GIT - «Comessou em tempo deste Cappitan na Ilha a cultura do Pastel, que foi bem verdadeiramente a que aumentou, e engrandeceu a Ilha com credito e riqueza (...). Doou no anno de 1480 as terras que se dizem das Contendas de que estaua de posse João leonardes por carta que lhe hauia passado Diogo de Teue no anno de 1465, em auzencia de Jacomo de Burges, a seu filho Gaspar Corte real, com o pretexto não só de não as hauer o dito Leonardes aproveitado nos sinco annos condicionais, mas por pertencerem a jurisdição d Angra em que o Teue não tinha poder algum. aggrauou deste proceder João leonardes, e durou o pleito desta demanda, não menos que trina e dois annos, em razão do qual se poz ao nome das Contendas, aquellas terras, em que se diz tiuera Sentença por si João Leonardes dada em 28 de janeiro de 1514. Porem sem effeito por falta de Menistro que a desse a execucão por ser contra o Donatrario.
- Ordenou o compromisio da confraria do Spirito Santo e hospital de Angra que consta ser feito em 15 de Março de 1492 (...) Aumentou com toda a ancia o major desuello a pouoação da Ilha de S. Jorge a que tinha dado principio Gylheme Brandath no lugar do Topo animando a muitos que a elle passarão (...) Acabaram-se as obras do Castelo de São Christouão, que se diz de os moinhos em tempo deste Cappitam»
|