Fontes
Assento de nascimento
Livro de Registos de Óbitos (1900-1953) da Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Viana do Castelo
I Livro de Registos das Sepulturas Perpétuas da Venerável Ordem de São Francisco de Viana do Castelo.
Serra, Luis Moura; "Nunes de Oliveira: de Angeja a Viana do Castelo" - Catálogo da Exposição Homenagem a Maria de Fátima de Oliveira Moura, "A Flor em Tela e Porcelana" (Fev 05).
Auto de reclamação de Antónia Luísa (sua sogra) |
|
|
|
Francisco Nunes de Oliveira
* Aveiro, Albergaria-a-Velha, Angeja 17.02.1853 + Viana do Castelo, Viana do Castelo, Monserrate 30.11.1922 Pais
Casamentos Viana do Castelo, Viana do Castelo, Monserrate 08.07.1877
Filhos Notas Biográficas
- Francisco nasceu em Angeja a 17 de Fevereiro de 1853. Quando a idade assim o exigiu, partiu para cumprir o serviço militar em Viana do Castelo. Nesta cidade conheceu e casou com Maria Joaquina, tendo com ela tido cinco filhos.
- O casal, que residiu na rua de São Sebastião (onde nasceu o seu primogénito), na freguesia de Monserrate, e posteriormente na rua dos Manjovos, na freguesia de Santa Maria Maior em Viana do Castelo, edificou no piso térreo desta casa, uma indústria da panificação que acabaria por abastecer a totalidade das Instituições públicas da cidade. Tal se confirma, ainda, no seu assento de óbito, onde é registado como Proprietário de Padarias.
Notas
- Referenciado como soldado da padaria militar no seu assento de casamento e no de nascimento do seu primógénito.
- Morreu de Miocardite Crónica.
- A sepultura perpetua, onde ainda jaz, foi adquirida por sua mulher exatamente dois meses antes do seu falecimento, tendo sido o primeiro Nunes de Oliveira a ser lá enterrado, a 1 de Dezembro de 1922.
|