Fontes
João Penha Ferreira
|
|
|
|
Penha Ferreira
História
- O inicio da familia Penha Ferreira, descende por varonia dos Carneiros do Porto, respectivamente de Gonçalo Gonçalves Carneiro, escudeiro fidalgo, descendente de Afonso Carneiro, Abade de Monte Córdova e seu irmão João Pires Carneiro, morador na sua quinta no vale do Leça.
- A varonia da casa dos Penha Ferreira, de Lavatães Ferreira Dias Araújo, senhores de um vinculo e de muitos foros no Brasil, no minho, no Douro e no Alentejo. A casa começou com João Ferreira Dias (FSO), filho de António Dias e sua mulher D. Maria Antónia da Silveira, da quinta da cortinha dos Ferreira Malafaia, e herdou de seus tios a quinta de Lavatães.
- A casa de Lavatães passou a assinar Penha Ferreira com o casamento no final do século XIX com Manuel Carneiro Ferreira Dias de Araújo e sua mulher D. Adelaide da Conceição Penha Ferreira de Magalhães. A familia Penha oriunda de Ribeira de Pena usava as armas de seus antepassados Pacheco de Andrade.
- Dentro da numerosa descendência Penha Ferreira, casou-se com a estirpe das familias de Alcácer do Sal, onde era capitão-mor e FSO seu primo Miguel Ferreira Dias.
Armas
- Escudo esquartelado: 1.º Ferreira, 2.º Pacheco, 3.º Freire de Andrade, 4.º Carneiro.
|