Sangue do Meu Sangue
Página Inicial | Contacto
 

João Pandiá Calógeras
* Rio de Janeiro (RJ) 19.06.1870 + Petrópolis (RJ) 21.04.1934
Casamentos
Notas Biográficas
  • Engenheiro, geólogo e político brasileiro.
  • Foi deputado federal por Minas Gerais, ministro da Agricultura, Comércio e Indústria (1914) e da Fazenda (1916) durante o governo de Venceslau Brás.
  • Foi o primeiro civil a exercer o cargo de ministro da Guerra na história republicana brasileira, no governo de Epitácio Pessoa, de 3 de outubro de 1919 a 15 de novembro de 1922, quando foi fundador da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército Brasileiro. Erudito, polígrafo, autor de extensa obra, da qual destacam-se Formação Histórica do Brasil, publicada pela Companhia Editora do Brasil na prestigiada coleção" Brasiliana", em primeira e segunda edições e está hoje editado pelo Senado Federal: e "Politica Externa do Império" obra que se tornou raridade bibliográsfica, teve reedição pelo Senado Federal.
  • Em sua homenagem foram batizadas muitas escolas em todo o Brasil, como por exemplo a Escola Técnica Pandiá Calógeras, na cidade de Volta Redonda, mantida pela Fundação CSN e centro de excelência no ensino técnico-profissional no país.
  • Também é homenageado em Campo Grande (MS), com seu nome em uma das principais avenidas do centro da cidade.
  • Seus restos mortais encontram-se despojados no Cemitério Municipal de Petrópolis - RJ. Em 2004 foi realizado uma homenagem à Padiá Calogeras, em frente ao seu túmulo, com guarda fúnebre (póstuma) de militares do 32º BIMtz, sendo ainda executado toque de silêncio pelo então corneteiro Sandro Luis da Silva Gomes.
  • Além das homenagens prestadas ao Sr João Pandiá Calógeras, também é justamente homenageado no Setor Militar Urbano (SMU), na cidade de Brasília, através do Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército de Brasília, localizado na região do SMU, próximo o Cruzeiro, onde também é conhecido como Clube Pandiá Calógeras, denominação histórica dada em homenagem ao Sr João Pandiá Calógeras, cidadão brasileiro, nascido na cidade do Rio de Janeiro em 19 de junho de 1870, e que foi o primeiro civil a exercer o cargo de ministro da Guerra na história republicana brasileira, durante o governo de Epitácio Pessoa.
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.