|
|
|
|
Maria Joana Salvada ou Valente
* Fundão, Vale de Prazeres 12.03.1859 + Castelo Branco, Lardosa 21.10.1955 Pais
Casamentos Fundão, Vale de Prazeres 24.04.1875
Filhos Notas
- Viveu os últimos trinta anos da sua vida na freguesia da Lardosa em casa do filho António Chasqueira.
- Quando faleceu, em 1955, um jornal de Lisboa publicou que tinha 112 anos e que seria a mulher mais idosa de Portugal.
- O Jornal do Fundão de 13/11/1955, página 8, escreveu com o título "Faleceu com 107 anos uma senhora que nunca usou óculos e manteve sempre grande apetite" o seguinte:
- "Com 107 anos faleceu nesta freguesia [Lardosa] a Srª D. Maria Joana [Ana, na notícia] Chasqueira, viúva, natural de Vale de Prazeres, mas há muitos anos aqui residente em casa de seu filho Sr. António Chasqueira, ferroviário aposentado. O funeral, que se realizou para o cemitério da Lardosa, constituiu uma sentida manifestação de pesar. A Srª D. Maria Chasqueira era provavelmente a pessoa mais velha da região; conservou-se lúcida até aos últimos momentos; nunca usou óculos; e era conhecida pelo seu apetite que manteve durante os derradeiros anos da sua longa vida"
- Contudo, sabe-se hoje que faleceu com 96 anos, especialmente pelo que consta no assento de casamento onde se diz expressamente que tinha 16 anos e que o pai autorizava o acto. O assento de casamento valida assim a data de nascimento que foi encontrada e que aqui se apresenta.
- Ainda vivia, cega por diabetes há vários anos, quando nasceu o autor desta página, bisneto António Chasqueira da Graça Pereira.
|