Fontes
Anuário da Nobreza de Portugal - 1964 - pág.490;
Anuário da Nobreza de Portugal - 1985 - Tomo II - pág.93;
Os Meus Vasconcelos - pág.105;
D. Diogo Ortiz de Vilhegas – árv.5;
Arquivo de família:
Justificação de Nobreza de Diogo do Loureiro de Almeida e Vasconcelos, Viseu 30.10.1749 (documento original);
Das Descendencias d algumas Cazas Titulares pertencentes a esta Familia dos Coitos de Baixo (manuscrito de resenhas genealógicas). |
|
|
|
Luís de Almeida e Vasconcelos, 10º senhor de Moçâmedes
Pais
Filhos Notas Biográficas
- Senhor do Reguengo de Moçâmedes (carta de confirmação de 13.9.1670), da Honra de Lamaçais e da Abadia de S. João Baptista de Vil de Souto.
Notas
- MV refere-o como 10º senhor de Mossâmedes; ANP refere-o como 9º senhor de Moçâmedes, tal como na Justificação de Nobreza de seu neto Diogo do Loureiro de Almeida e Vasconcelos:
- “Primeyro nepto de Luiz de Almeyda e Vasconçellos nono Donnatario do Reguengo de Moçamedes Senhor da honrra de Lamaçais, e do Morgado de Sam Payo do Criz, e de sua Molher Donna Maria de Loureyro e Vásconcellos filha herdeyra de Antonio Rodrigues do Loureyro CastelBranco senhor da Caza de Ferronhe, e Padroeyro da Abbadia de Sam Joam Baptista de Villa de Souto do Termo desta Cidade, e de sua Molher Donna Mellicia Cardozo de Vásconcellos que hera filha de Antonio de Vasconcellos e de sua Molher Izabel Macieyra Cardozo filha de Manoel Rodrigues Cardozo natural da villa de Mello, e de Isabel Macieyra. E o dicto Antonio Rodrigues do Loureyro hera filho de outro do mesmo nome e de sua Molher Anna Cardozo de Abreu filha de Manoel Antunes de Seyxas, e de sua molher Mecia de Almeyda Castel Branco, e foy tambem senhor da dicta Caza, e Padroado” (JNDLAV)
|