Fontes
Anuário da Nobreza de Portugal - 1964 - pág.490;
Anuário da Nobreza de Portugal - 1985 - Tomo II - pág.93;
Os Meus Vasconcelos - pág.106;
D. Diogo Ortiz de Vilhegas – árv.5;
Costados de Francisco de Mello Breyner de Almeida Loureiro e Vasconcellos, 2º visconde de Almeida e Vasconcellos (edição privada);
Arquivo de família:
Justificação de Nobreza de Diogo do Loureiro de Almeida e Vasconcelos, Viseu 30.10.1749 (documento original);
Das Descendencias d algumas Cazas Titulares pertencentes a esta Familia dos Coitos de Baixo (manuscrito de resenhas genealógicas). |
|
|
|
António de Loureiro Castelo Branco de Almeida e Vasconcelos, senhor da Casa de Ferronhe
Pais
Casamentos Casamento I: Casamento II:
Filhos
Filhos do Casamento II: Notas Biográficas
- Senhor da Casa de Ferronhe, padroeiro da Abadia de S. João Baptista de Vil de Souto.
Notas
- “filho Legitimo de Antonio de Loureyro Castel Branco de Almeyda Vasconcellos Senhor da Caza de Ferronhe, Padroeyro in solidum da Abbadia de villa do Soutto em que sucedeo a Sua May, e Avos Maternos sendo filho Segundo de seos Pays, e de sua segunda Molher Donna Marianna de Gouvea CastelloBranco sua parenta filha, e herdeyra de Diogo de Gouvea que o hera de Joam de Almeyda, e de sua Molher Donna Francisca Barreto filha de Pedro Henrriques Barreto morador que foy nesta cidade, e da Governança della o qual Joam de Almeyda hera filho de Francisco de Almeyda dos deste Appellido da villa de Alemquer, e de sua molher Mecia de Almeyda que hera filha de Gaspar de Loureyro e de sua Molher Luiza de CastelBranco o qual Gaspar de Loureyro hera filho de Antonio Rodrigues de Figueyredo o Pennedo que foy senhor de ----- [?] e pessoa munto principal, e de sua molher Genebra de Figueyredo do Loureyro”
- “(...) o Pay do justheficante, Antonio de Loureyro CasteloBranco (...) o Segundo Cazamento que Contrahiu com mulher Donna Mariana de Gouvea Castello Branco (...) os filhos que deste Cazamento lhe ficaram que sam Luiz de Vasconcellos de Almeyda do Loreyro que embarcou para os Estados da India na Monçam do Anno de mil setecentos quarenta e outo com os Despachos de Fidalgo da Caza de Sua Magestade e da merçe do habito de Chrispto com cem mil Reis de tensa e Tenente da unica Companhia de Granadeyros na viage, Ioam de Vasconcellos de Almeyda Conigo nesta Cathedral, e o justheficante Diogo de Vasconcellos de Almeyda, e Donna Francisca Xavier de Vasconcellos dos quais o primeyro deixou a sua Caza para nos Estados da India servir a sua Magestade que Deos goarde. ____ (...)” (JNDLAV)
- “N.º 9.º Antonio de Loureiro Vasconcellos, filho 2.º de D. Maria de Loureiro de Vasconcellos do N.º 8.º, succedeu na Casa de Ferronhe, foi 4º Senhor d’ella, e Padroeiro da Abbadia de S. João Baptista de Vil de Souto, cazou 2 vezes, a 1.ª com D. Agueda sem geração, a 2.ª com D. Marianna de Gouvea, filha 3.ª de Diogo de Gouvea (...)
- N.º 10.º - Luiz de Vasconcellos Castel-branco, succedeu na caza de seu Pai, foi aos Estados da India e tirou Foro de Fidalgo por seus serviços, foi Coronel Governador do Para, falleceu sem estado.
- 2º João de Vasconcellos Almeida, foi Conego na Se de Vizeu, renunciou tendo Ordens menores, assentou praça em Almeida aonde foi Capitão de Cavallaria e foi seguindo outros postos Militares e falleceu sendo Governador da Praça d’Idanha, cazou e falleceu sem geração.
- 3º Diogo de Vasconcellos, Pensionario da Abbadia de Vil de Souto que seus Irmãos apresentarão.
- 4º D. Francisca Xavier Leonor, Secular no Mosteiro de Santa Clara de Coimbra, e ja vive na sua Caza de Ferronhe.
- 5º João d’Almeida Vasconcellos, bastardo, foi Abbade de S. João Baptista de Vil de Souto por aprezentação de seu Pai.” (DCTFCB)
|