Fontes
Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Editorial Enciclopédia, Lisboa - vol. 19 - pág. 437;
Descendência Hispânica do Profeta do Islão, António Rei (Separata da Revista Armas e Troféus IX Série), Lisboa 2011-2012;
A Herança Genética de D. Afonso Henriques, Luis de Mello Vaz de São Payo, Universidade Moderna do Porto, Porto 2002.
|
|
|
|
Omíadas
História
- Dinastia de califas, descendentes de Omeia, que governou os estados muçulmanos de 661 a 750.
- Na sequência das lutas iniciadas no califado de Ali, genro de Maomé, os abássidas acabam por tomar o poder, o último califa omíada é assassinado e quase toda a sua família é perseguida e massacrada.
- Abd-ar-Rahman (Abderramão), escapou ao extermínio da sua família e, com o apoio dos principais xeques das tribos muçulmanas de Espanha, tornou-se o 1º emir omíada de Córdoba, iniciando o emirado do Andaluz, independente de Damasco.
- Em 929 inicia-se o califado de Córdoba, grande centro de cultura que brilhou pela sua civilização.
- O domínio dos Omíadas em Espanha durou, com algumas interrupções, de 755 a 1030.
Notas
- Várias famílias portuguesas descendem de Maomé, o profeta do Islão. Através de ligações entre cristãos e muçulmanos na Península Ibérica, o seu sangue espalhou-se pela Europa e América.
- A partir do casamento da sua 11ª neta Zayra Ibn Zayda, dos Califas de Córdoba, com Lovezendo Ramires, filho do rei de Leão, podemos encontrar ligações a algumas dessas famílias;
- Da descendência deste casal, entre outros, foi 5º neto o Aio de D. Afonso Henriques, Egas Moniz, de quem descendem os Coelhos, antepassados da família Pinto-Coelho.
|