Fontes
Anuário da Nobreza de Portugal - 1950, Braga 1950 - pág.261;
Nobreza de Portugal e Brasil, Direcção de Afonso Eduardo Martins Zuquete, Editorial Enciclopédia, 1ª edição, Lisboa 1960 - vol.3 - pág.115;
Arquivo de família.
|
|
|
|
Penalva (Penalva d'Alva)
História
- Família de negociantes da Beira, boticários na Covilhã. João Rodrigues Penalva, negociante em Lisboa, depois de viúvo partiu para o Brasil em 1814 e estabeleceu-se como negociante e lavrador em Campos de Goytacazes, onde casou 2ª vez e deixou descendência. O seu filho José, havido do 1º casamento em Portugal, juntou-se-lhe no Brasil em 1826; foi negociante em Campos de Goytacazes e no Rio de Janeiro; tendo adquirido uma avultada fortuna, em 1852 estabeleceu-se em Portugal, onde foi grande proprietário na Beira e capitalista em Lisboa.
- Esta família foi nobilitada na pessoa de José Rodrigues Penalva, grande proprietário e capitalista, a quem foram concedidos o foro de Fidalgo Cavaleiro da Casa Real e o título de Visconde de Penalva d’Alva, em sua vida, por decreto d’El-Rei D. Luis I, de 1.2.1877.
- D. Eugénia Henriqueta Alves Valdez, no estado de viúva do 1º Visconde de Penalva d'Alva, foi elevada a Condeça do mesmo título, por decreto d’El-Rei D. Luis I, de 14.10.1886.
|