Fontes
Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Editorial Enciclopédia, Lisboa - vol.34 - pág.269;
Os Meus Vasconcelos, Eugénio de Castro, Coimbra Editora, Coimbra 1933;
Armorial Lusitano, Afonso Eduardo Martins Zúquete, Editorial Enciclopédia, 3ª edição, Lisboa 1987 - pág.543.
|
|
|
|
Vasconcellos
História
- Linhagem que descende dos reis de Leão por D. Fruela, rei de Leão e das Astúrias, casado com D. Nunila Ximenez, filha de D. Sancho Garcês, Rei de Navarra, e de sua mulher D. Toda de Aragão, de quem nasceu o infante D. Ordoño.
- D. Ordoño casou com a infanta D. Cristina, filha de D. Bermudo II de Leão, de quem teve D. Ordoño Ordoñez, conde de Cabrera, que casou com D. Grácia, filha de D. Garcia Fernandez, conde do Maranhão e de Aza, que tiveram D. Garcia Ordoñez.
- D. Garcia Ordoñez, conde de Cabrera e senhor de Aza, casou com D. Urraca, filha do rei de Navarra D. Garcia Sanchez e de sua mulher D. Estevaniña de Barcelona, de quem teve D. Osório Garcia, conde de Cabrera, que casou com D. Sancha Moniz, filha de D. Monio Sanchez, senhor de Toro, filho do rei D. Fernando Magno de Leão e Castela, que tiveram D. Monio Osorez e D. Guterre Osorez progenitor dos Osórios da Galiza.
- D. Monio Osorez casou com D. Maria Nunes, filha de D. Nuno Soares, padroeiro do mosteiro de Grijó, de quem teve D. Paio Moniz de Ribeira, D. Martim Moniz e D. Maria Moniz.
- D. Martim Moniz, que foi rico-homem do rei D. Afonso Henriques, comandou a ala direita na batalha de Ourique e morreu heroicamente na conquista de Lisboa, casou com D. Teresa Afonso, de quem teve vários filhos, entre os quais D. Pedro Martins da Torre, senhor da Torre de Vasconcelos.
- D. Pedro Martins da Torre casou com D. Teresa (ou Maria) Soares da Silva, filha de D. Soeiro Pires da Silva e de sua mulher Fruilhe Viegas, e tiveram D. João Peres de Vasconcellos, o Tenreiro.
- D. João Peres de Vasconcellos, senhor da casa paterna, que viveu nos reinados de D. Sancho II e D. Afonso III, foi o primeiro a usar o apelido de Vasconcellos, casou com D. Maria Soares Coelho, filha de D. Soeiro Viegas Coelho e de sua mulher D. Mor Mendes, cuja descendência deu continuidade ao apelido.
Armas
- De negro, com três faixas veiradas de prata e de vermelho. Timbre: um leão de ouro, carregado das três faixas do escudo, ou um leão de negro, carregado das faixas do escudo, ou, ainda, um leão armado e lampassado de vermelho, carregado das faixas do escudo.
|