Família Almeida e Vasconcellos Pinto Coelho - Ascendentes, descendentes e colaterais
Página Inicial | Contacto
 

Fontes
Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Editorial Enciclopédia, Lisboa - vol.7 - pág.40;
Armorial Lusitano, Afonso Eduardo Martins Zúquete, Editorial Enciclopédia, 3ª edição, Lisboa 1987 - pág.167;
As Origens dos Apelidos das Famílias Portuguesas, Manuel de Sousa, SporPress, Mem-Martins 2001 - pág.83.
Coelho
História
  • Os Coelhos descendem de D. Soeiro Viegas Coelho, o primeiro a usar o apelido, por tomar a terra de Conejo; segundo alguns autores, o seu pai já usava este apelido, tirado da quinta da Coelha.
  • D. Soeiro Viegas Coelho casou com D. Mor Mendes, filha de D. Mem Moniz de Gandarei, o primeiro que entrou em Santarém quando D. Afonso Henriques conquistou esta praça aos mouros, de quem teve vários filhos.
  • D. Soeiro Viegas Coelho era descendente, por varonia, de D. Egas Moniz «de Riba-Douro», Aio de D. Afonso Henriques, e da sua primeira mulher, D. Maior Pais da Silva, filha de D. Paio Guterres da Silva e de sua mulher, D. Sancha Anes, que tiveram D. Lourenço Viegas, o Espadeiro, que teve duma sua manceba, Ortigueira, D. Egas Lourenço.
  • D. Egas Lourenço casou com uma neta de D. Egas Pais de Penagate, de quem teve D. Soeiro Viegas Coelho, pai de João Soares Coelho, trovador e vassalo de D. Afonso III, que acompanhou na conquista do Algarve.
Armas
  • De ouro, com um leão de púrpura, armado e lampassado de vermelho e carregado de três faixas de azul e de ouro; bordadura de azul, carregada de cinco coelhos de prata, manchados de negro. Timbre: um leão sainte de púrpura, armado e lampassado de vermelho e carregado de duas faixas xadrezadas de azul e de ouro.
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.