Ave Maria Gratia Plena Dominus Tecum
Página Inicial | Contacto
 


Fontes
Fontes:
- pessoa: Manuel Abranches de Soveral.
Fernando Afonso Pacheco
* c. 1364
Pais
Mãe: Isabel Afonso Valente * c. 1349
Filhos
Filhos de Ignota Persona
Notas Biográficas
  • Cónego da Sé de Coimbra em 1388
Notas
  • Dom Afonso Pacheco, bispo de Lamego, é referido em várias justificações de nobreza e cartas de armas do séc. XVII de seus descendentes, que dizem «procederem de Dom Afonço Pacheco Bispo que foi da Cidade de Lamego e de seo sobrinho (outros dizem filho) Dom João Pacheco Borges Comendatário que foi do Mosteiro de Refoios de Basto». Mas não há notícia deste bispo. Pelo que, tendo certamente nascido em Castela, talvez este Fernão Afonso Pacheco tenha sido bispo de Lugo e este nome tenha sido confundido com a abreviatura de Lamego (L.go).
  • Contudo, verifica-se noutros casos desta época a indicação de prelados como bispos, mas que apenas o foram interimemente em Sé vacante, pelo que não constam como tal nas respectivas listas. Esse Dom (Fernão) Afonso Pacheco podia ter sido deão ou vigário-geral de Lamego e ocupado a mitra em Sé vacante, possivelmente mesmo eleito para o cargo, mas nunca confirmado como tal.
  • Como quer que seja, era certamente o Fernando Afonso que a 11.6.1388 era cónego da Sé de Coimbra quando participou num documento de doação desta Sé com o seu selo heráldico, com as armas dos Pacheco e que, como vimos, poderia ou não ter sido mais tarde bispo de Lugo ou ter alguma dignidade na Sé de Lamego.
  • Tendo em conta a onomástica (nomeadamente o ser pai de um Lopo Fernandes Pacheco) e o que se diz na ficha de seu filho João Afonso Pacheco, era provavelmente filho de Lopo Fernandes Pacheco e sua mulher Isabel Afonso Valente, como segue, embora esta filiação não se documente. O Dom Afonso Pacheco seria assim já uma corruptela de Fernando Afonso Pacheco, tendo usado este patronómico pela mãe, herdeira do morgadio de seu pai, e avô materno. Acresce que este Fernando Afonso Pacheco não seria tio nem pai mas sim avô do comendatário D. João Pacheco Borges.
  • Resta acrescentar que o único Afonso Pacheco que em Portugal documento nesta época é o Afonso Pacheco, escudeiro de Fernão Pereira, cavaleiro da casa do duque de Bragança, que a 6.5.1455 Dom Afonso V nomeou para o cargo de procurador das coisas que pertencem aos reguengos régios dos almoxarifados de Ponte de Lima e Guimarães, em substituição de Pero Lourenço, que morrera. Mas é tardio e não corresponde minimamente à informação das cartas de armas.
  • Gaio, referindo que «achamos numa memória», dá um João Afonso Pacheco (pai de Constança Anes, nascida cerca de 1420) como filho de Afonso Anes ou Lopes Pacheco referido pelo conde Dom Pedro como filho do mais antigo João Fernandes Pacheco, o que é um anacronismo.
  • Para mais detalhes ou eventual grau de parentesco com outras pessoas, remetemos para a base de dados Roglo: http://roglo.eu/roglo?lang=pt;p=fernando+afonso;n=pacheco;
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.