Tavares Festas Gorjão Henriques
Página Inicial | Contacto
 



Fontes
V. IAN/TT, Chancelaria de D. Manuel, Liv. 9.º, fl . 46
Álvaro da Serra
* c. 1480 + d. 1553
Casamentos
23.08.1508
Mécia Gorjão * c. 1485
Filhos
Notas Biográficas
  • Morou no Turcifal. Escrivão da Casa da Suplicação (1515). Foi feito Cavaleiro em Tânger pelo Capitão Dom Duarte de Menezes, o que Rei Dom Manuel confirmou (1517). Casou, por escritura de 23.8.1508 [escritura de dote de 30.7.1508], com Mécia Gorjão, filha de Álvaro Anes Gorjão e de sua mulher Maria Anes, que fizeram a Álvaro da Serra doação, na Roliça, do Casal da Tiritana (Quinta da Freiria), por casar com sua filha (20.11.1513). Viveram na Quinta da Semineira, «limites do Turcifal», como consta de documentos coevos. Ainda vivia em 12.1.1553, data em que ganhou litígio no “Cível” contra Duarte Gonçalves Cotileiro, sobre uma terra no Turcifal, identificando-o a sentença como "Cavaleiro da Casa d'El-Rei".
  • Eis o texto da carta que o confirma como Cavaleiro:
  • «D. Manuel etc., a quantos esta carta virem fazemos saber que, por parte de Álvaro da Serra, morador no Turcifal/ termo da nossa vila de Torres Vedras nos foi apresentado um alvará de Dom Duarte de Menezes do nosso/ Conselho e Capitão da nossa cidade de Tânger no qual se continha que pelo dito Álvaro da Serra fazer bem de/sua pessoa em todas as coisas que se com ele achara e por seu merecimento o fizera cavaleiro segundo mais/compridamente vimos pelo dito alvará, pedindo-nos que lho confirmássemos. E visto por no seu dizer e pedir/e para lhe fazermos graça e mercê temos por bem e lho confirmamos e o havemos por confirmado assim e como/ se nele contém e mandamos a todos os corregedores, juízes e justiças oficiais e pessoas da dita vila e outras/ quaisquer pessoas como com direito pertencer que muito inteiramente lhe cumpre guardem todas as liberdades, honras/ privilégios que se guardam e devem guardar nossos cavaleiros em os nossos reinos e senhorios, etc., em forma/dada em a nossa cidade de Lisboa, aos nove dias do mês de Maio. Diogo Jácome a/Fez no ano de mil quinhentos e dezassete».
Notas
  • Julgamos que seja filho de PEDRO NUNES DA SERRA [n.c. 1460], que morou em Torres Vedras e fez testamento em 19.3.1536, onde mandou que fosse sepultado na Igreja de S. Tiago («de onde sou fregues»). Governador da Mina no tempo do Rei D. Manuel , havia ido em 1485 à Mina a mando de D. João II («na era de quatrocentos e oytenta e cynquo pouquo mais ou menos eu fui há Myna por mandado del Rei dom Joam que deus tem» ), etc. , e que era «Cavaleiro da casa delRei nosso senhor» . Cremos seja o Pedro Nunes que foi nomeado couteiro das perdizes de Torres Vedras (3.8.1484) e que recebeu de D. João II mercê de aposentadoria (carta passada em Santarém, a 20.2.1486 ).
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.