Pereira - Casa Da Cancela ADN
Página Inicial | Contacto
 

Ferreira Oliveira Guimaraes
História
  • Família vimaranense, passou a residir, a partir do século XIX, na Cancela de Baixo da freguesia de Moreira de Cónegos-Guimarães. "Os Ferreira " têm as suas raízes na freguesia de Ferreira-Eiriz-Sanfins de Ferreira, terra da "Honra Ferreira".
  • No século XVII através do casamento de Henrique Ferreira com Maria Cunha, neta de José Dias-Cristão Novo e de Teresa Maria Cunha, sobrinha do Abade do Mosteiro de Roriz, os " Ferreira" deram aos seus descendentes homens ,o sobrenome " Ferreira Oliveira Guimarães" e às descendentes mulheres, o sobrenome "Cunha".
  • Carateriza-se como uma Família burguesa, possuidora de grande património derivado do trabalho no ramo comercial e industrial. No século XX, o patriarca desta família, Manoel Ferreira Oliveira Guimarães notabilizou-se com a fundação da fábrica de Tecidos Moreirense Lda. em 01.01.1935,dando emprego a uma grande parte da população de Moreira de Cónegos.
  • Na criação desta Sociedade, Manoel Ferreira Oliveira Guimarães era o sócio fundador maioritário sendo acompanhado como sócios-fundadores alguns dos seus filhos: Maria da Cunha, Isaura da Cunha, Isac Ferreira de Oliveira Guimarães, Guilherme Ferreira de Oliveira Guimarães e Lucília da Cunha.
  • Mais tarde, Manoel Ferreira de Oliveira Guimarães comprou a" Fábrica de Tecidos da Campanhã-Porto" para aumentar a produção e assim fazer face ao acréscimo de encomendas.
Notas
  • Maria da Cunha foi uma grande benemérita da freguesia de Moreira de Cónegos. Devido aos seus valores, espírito religioso e à sua grande fé cristã, doou elevadíssimas quantias monetárias para a construção da grandiosa Igreja Matriz de Moreira de Cónegos.
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.