Quo Familia Vieira
Página Inicial | Contacto
 



Fontes
1Sarg. Sandra Cristina Azevedo Gonçalves
* Europa, França 20.10.1982
Casamentos
Esposende, Belinho 01.09.2013
Filhos
Notas Biográficas
  • Infância
    Nascida a 20 de Outubro de 1982, em Saint-Étienne, foi a terceira dos três filhos do casal José Gonçalves e Lucinda Azevedo. Apesar de ainda ter nascido em França durante o período em que os seus pais estiveram emigrados, tal como os seus irmãos José Gonçalves e Monalisa Gonçalves, foi bem cedo, ainda com 3 anos de idade, que abandonou a França rumo a Portugal por motivo de a sua família se mudar em definitivo para o seu país de origem. Aí, a sua infância foi toda vivida na cidade de Esposende, onde o seu pai tinha instalado um mini-mercado que era o negocio de família. Em 1992, com a intenção de irem viver para mais perto da família, seus pais voltam a mudar-se desta feita para a aldeia vizinha de Belinho onde viria a passar a sua adolescência, apesar de as idas a Esposende continuarem a ser diárias por motivos escolares. Durante esse período faz o 2º ciclo na Escola Preparatória António Correia de Oliveira e o 3º ciclo na Escola Secundária Henrique Medina, período após o qual decidiu trocar os estudo por uma vida profissional. Assim em 1997 e ainda com 15 anos começou a trabalhar numa fabrica que lhe viria a ensinar que o seu futuro passaria por mais estudos para que pudesse ter uma vida melhor. É então com essa lição que em 1998 retoma os estudos que viriam a durar até 2003, ano em que termina o secundário e ano em que tomaria uma das decisões que mais iria mudar a sua vida.

  • Inicio da carreira profissional
    No dia 7 de Abril de 2003, inicia a sua vida profissional, aventurando-se na vida militar à procura de um futuro que lhe traga a independência. Assim é incorporada na Escola Prática de Infantaria, Mafra, onde vai fazer a recruta e frequentar o curso de sargentos milicianos, no 1º turno de 2003, na especialidade de atiradora, formação que conclui com aproveitamento em Outubro de 2003. Esta aventura, mais que profissionalmente, vai marca-la pessoalmente para a vida, ao ponto de fazer da arte castrense o seu presente e futuro. Após concluir a formação, mantém-se em Mafra a prestar serviço na Escola Prática de Infantaria até 2006, altura em que decide concorrer aos quadros ingressando no 35º Curso de Formação de Sargentos. Mais uma vez em formação, frequentou a primeira fase do curso na Escola de Sargentos do Exército, Caldas da Rainha, e a segunda fase, já em 2007, na Escola Prática dos Serviços, na Póvoa do Varzim. Durante esta segunda fase acaba por sofrer um acidente grave em serviço, que por pouco não a impediu de terminar a formação e de ingressar no quadro permanente das forças armadas. Em 2008 termina o Curso de Formação de Sargentos de Administração Militar, ficando desde logo colocada na Escola Prática dos Serviços, Póvoa do Varzim, onde prestou serviço até 2012.

  • Carreira na finanças
    Em 2012 foi colocada na Unidade de Apoio do Comando de Pessoal, Porto, onde trocou da área da Logística, por uma então desejada, área das Finanças. Apesar disso, esta nova aventura reservava algumas surpresas, como aconteceu em Setembro de 2013, com um súbito deslocamento imposto para Lisboa, para a Direcção de Finanças. Apesar do contratempo, a estadia foi proveitosa em termos de carreira possibilitando um regresso antecipado ao Porto, em Maio de 2015, para desempenhar funções na Direcção de Serviços de Pessoal, onde se mantém até aos dias de hoje.

  • Família
    Quando em 2003 iniciou a sua carreira profissional, não imaginaria que a sua vida desse uma volta tão grande, levando-a a estabelecer matrimónio em Setembro de 2013, após se ter estabelecido em Ovar em Agosto de 2011, onde permanece até aos dias de hoje.
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.