Quo Familia Vieira
Página Inicial | Contacto
 



Fontes
Relato familiar.
Sr. José Augusto Vilela Vieira
* Mira, Praia de Mira 08.04.1917 + Coimbra, Santo António dos Olivais 07.09.2007
Pais
Pai: Sr. Joaquim Vilela Vieira * 15.07.1888
Mãe: Sra. Hermínia Ribeiro * 25.06.1887
Casamentos
Mira, Praia de Mira 02.11.1940
Filhos
Notas Biográficas
  • Nasceu na Praia de Mira tendo passado a sua infância por tais terras, ajudando os seus pais na taberna/mercearia* que era um negócio da família. Quando atingiu a adolescência iniciou-se nas artes da pescas ao mesmo tempo que ajudava os pais no negócio. Devido a ter engravidado a sua futura esposa, foi obrigado a casar cedo. Após o casamento acabou por concluir a 1ª classe* antes de emigrar para o Brasil onde esteve cerca de 4 anos* nas pescas.

  • Após regressar e com o muito capital conseguido dos anos fora, deixou as pescas para se dedicar à gestão da taberna/mercearia, que na altura fruto da venda a fiado aos pescadores tinha muita clientela e rendia muito dinheiro. Tornando-se num novo rico da terra, investiu bastante em terrenos, lojas e casas que mais tarde lhe acabariam por garantir mais capital em rendas, principalmente na altura do verão. Para além disso investiu na criação de uma empresa de materiais de construção civil, que mantendo o método da venda a fiado aos pescadores da terra prosperou muito, principalmente no que toca à extracção de areia da praia e na produção de blocos de cimento em que a matéria prima advinha gratuitamente da praia, local onde de resto estava implantada a fabrica.

  • Após a tardia reforma desfrutava os seus dias a jogar cartas na associação cultural e recreativa da praia de mira, até aos últimos dias onde morreu a combater um cancro.
Notas
  • * por confirmar.
  • Assento de casamento n. 41 de 1940, igreja de Praia de Mira.
  • Assento de óbito n. 333 de 2007 da conservatória de Cantanhede, documento n. 134, maço n.2, ano de 2007.
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.