Quo Familia Vieira
Página Inicial | Contacto
 



Fontes
SAj. Ricardo José Simões Vieira
* Tomar, São João Baptista 30.01.1982
Pais
Casamentos
Esposende, Belinho 01.09.2013
Filhos
Notas Biográficas
  • Infância
    Nasceu em Tomar em 30 de Janeiro de 1982, fruto da colocação de seu pai no então Regimento de Infantaria de Tomar onde era militar. Contudo o inicio da sua infância foi passada na Figueira da Foz para onde se mudou a sua família em 1984, por força da mudança de unidade do pai. A partir de 1987 passa a viver a sua vida entre Figueira da Foz e Cantanhede, iniciando mesmo o ensino primário em 1988 na Escola Primária Conde Ferreira, Cantanhede. Em 1991 volta em definitivo para a Figueira da Foz onde inicia a 4ª classe na Escola Primária das Abadias na Figueira da Foz. Desde então e até até à idade adulta passa por outras escolas como a Escola Preparatória Dr. João de Barros, a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, a Escola Secundária Dra. Cristina Torres, onde em 2000 foi também Presidente da Associação de Estudantes e ainda a Escola Secundária da Sé, desta feita já em Lamego, onde concluiu o ensino secundário em 2006. De Julho de 2001 a Julho de 2004, faz um período de reflexão, onde para além de concluir um curso profissional em 2002, pratica desportos de competição, trabalha em várias áreas ligadas a turismo e ao lazer e abraça vários projectos de índole pessoal.

  • Inicio da carreira profissional
    No dia 26 de Julho de 2004, depois de um período de 3 anos dedicados a reflexões e projectos pessoais, iniciou a sua vida na arte castrense, sendo incorporado no antigo Centro de Instrução de Operações Especiais, Lamego, onde fez a sua recruta e instrução complementar. Em 2006 e depois de confirmada a sua paixão e vocação pela vida militar, entra no 35º Curso de Formação de Sargentos, na Escola de Sargentos do Exército, Caldas da Rainha. Ainda no decorrer do curso, em 2007 vai frequentar a segunda parte do mesmo na Escola Prática de Infantaria, Mafra, terminando um ano mais tarde o Curso de Formação de Sargentos de Infantaria, que o leva a ingressar no quadro permanente das forças armadas. Desde então foi colocado em Outubro de 2008 no Centro de Tropas de Operações Especiais, de onde apenas saiu para frequentar alguns cursos militares, tendo estado sempre ligado à componente operacional. Em 2012 e ainda ao serviço das Operações Especiais, foi nomeado para uma comissão de serviço que o leva de Setembro de 2012 a Março de 2013 ao teatro de operações da NATO no Kosovo, tendo regressado de seguida a Lamego, por onde permaneceu até final de Setembro de 2014, tendo no entretanto também passado pela formação onde ministrou o Curso de Operações Especiais do Quadro Permanente em 2014.



  • Família
    Com o inicio da carreira militar em 2004, iniciou também um período de alguma instabilidade pessoal, devido a dividir o seu tempo entre a Figueira da Foz, onde permanecia a sua vida social, Cantanhede, onde passara a residir a sua família, e os outros demais locais, por onde trabalhava. De resto, só em 2011 iniciaria um processo que levaria 3 anos a terminar, e que o levaria a assentar em definitivo em Ovar, o que muito contribuiu para que em 2013 estabelecesse matrimónio, iniciando assim oficialmente a sua própria família.

  • Nova fase na carreira militar
    Com o fim de um período de 10 anos ao serviço das Operações Especiais, mudou-se em Outubro de 2014 para São Jacinto, onde foi colocado no 2º Batalhão de Infantaria Paraquedista. A serviço do 2BIPara realizou mais uma comissão de serviço entre Abril e Outubro de 2016, novamente no Teatro de Operações do Kosovo, ao serviço da NATO, tendo sido condecorado com uma Medalha D. Afonso Henriques, por serviços meritórios. Em Setembro de 2018, volta a ser projetado em mais uma comissão de serviços, desta feita no Teatro de Operações da República Centro Africana, ao serviço das Nações Unidas, tendo regressado a Portugal em Março de 2019, mais uma vez condecorado, desta feita com uma Medalha Cruz de São Jorge, por serviços muito meritórios e feitos em combate, onde como Sargento de Pelotão e Comandante da 1ª Equipa de Combate do 2º Pelotão, desempenhou um papel relevante na maior série de operações de combate pós Guerra do Ultramar, realizada pelas Forças Armadas Portuguesas, até há data. Após o regresso a Portugal, frequenta o Curso de Formação de Sargentos Ajudantes, tendo sido de seguida convidado para integrar o Estado Maior da Força de Reação Imediata 2020, que iniciou o seu período de stand-by em Janeiro de 2020. Em Dezembro de 2020 é promovido ao posto de Sargento Ajudante, motivando o seu deslocamento para Lisboa, em Fevereiro de 2021, terminando assim a sua ligação de 6 anos ao 2BIPara.



  • Descendência
    Após ter contraído matrimónio em Setembro de 2013, em Outubro de 2015 nasce o primeiro filho do casal, em Gaia, que tendo o sexo feminino é dado o nome de Leonor. Apesar do contexto de pandemia, em 2019 o casal decido aumentar a descendência, tendo vindo a nascer em Agosto de 2020, o segundo filho do casal, novamente em Gaia, sendo este do sexo masculino, a quem foi dado o nome de Santiago.

  • Pandemia do COVID-19
    Com a chegada da pandemia a Portugal em Março de 2020, o EMFRI20 foi ativado por diversas vezes para o efeito, tendo acabado mesmo por se constituir como o Estado Maior do Coordenador da Task Force, no seguimento da nomeação para o cargo de Coordenador do Plano Nacional de Vacinação contra o COVID-19, o Sr. Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo. Assim, a partir de Fevereiro de 2021, passa a desempenhar funções no EMCTF, nomeadamente na Divisão de Operações Correntes, função que mantém até aos dias de hoje.
Notas
  • Cavaleiro da Ordem Militar de São Sebastião, dita da Frecha, em 20 de Janeiro de 2018
  • Medalha Cruz de São Jorge, 4ª Classe, em 12 de Março de 2019
  • Medalha de Dom Afonso Henriques, Mérito do Exército, 4ª Classe, em 20 de Dezembro de 2016
  • Membro da Real Irmandade de Santa Beatriz da Silva
  • Presidente do Clube Portuguese Rangers eSports Club
  • Presidente da Associação Paraquedistas Boinas Verdes
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.