Calado (Monsanto)
Página Inicial | Contacto
 

Fontes
1) A listagem abrange a descendência directa de António Francisco Calado, que nasceu por volta de 1760. Todas as entradas são devidamente documentalmente fundamentadas em registos de baptismo, casamento, óbito e outros documentos oficiais.
2) D. Carlos, Decº de 03/Ago/1900
3) D. Carlos, Dec.º de 17/Jan/1890
Calado (Monsanto)
História
  • Extenso clã familiar com centro na Moreta, em Monsanto (Alcanena). Nas suas origens é um típico clã montanhês de agricultores e pastores/ganadeiros, ferozmente autónomos, que vivia nos contrafortes da Serra D'Aires, uma zona extremamente agreste e pobre em recursos naturais, onde o fatalismo e uma pesada religiosidade imperavam. A sua forma de organização, através de linhagens patriarcais, estratificação de linhagens e cerimónias recorrentes de reafirmação de conexões entre as linhagens principais e secundárias, tinha notáveis semelhanças às de outros clãs montanheses, como os highlander da Escócia, denunciando a funcionalidade das formas de organização social em relação ao meio-ambiente. O "fenótipo" prevalecente nos indivíduos do clã, até meados do sec. XX, com tez, olhos e cabelos claros, parecem sugerir uma ascendência distante suevo-visigótica, endogamia e isolamento ao longo dos séculos. A descendência de Manoel Francisco Calado, que nasceu por volta de 1730, abrange centenas de pessoas. São um ramo do vasto grupo de clãs Calado da região do Ribatejo.
  • Elementos notáveis: Cândido Cardoso Calado, Conde de Monsanto, Visconde de Monsanto, Cavaleiro da Casa Real, Cavaleiro da Ordem de Isabel a Católica, Comendador da Ordem de Cristo, Comendador da Ordem de Nª Srª da Conceição de Vila Viçosa, Secretário da Sociedade de Geografia de Lisboa.
Armas
  • Cardoso Calado
Notas
  • Títulos:
  • Conde de Monsanto (Cândido Cardoso Calado) (2)
  • Visconde de Monsanto (Cândido Cardoso Calado) (3)
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.