FAMILIA PINA ( Marinha Grande)
Página Inicial | Contacto
 

PINA
História
  • As origens desta familia são anteriores a 1800, da investigação já efectuada junto do Arquivo Distrital de Leiria, cujos dados foram conseguidos até á presente data, dizem-nos que D. Ignácia Violante Xavier de Pina foi mãe de Margarida Candida de Pina e que o pai era incógnito. Desconhecemos até ao momento a data de nascimento de Ignácia Violante, mas sabemos que faleceu em 1839 e estava casada com Manoel Carlos Santo Rodrigues, pelo que sendo de pai incógnito Margarida Candida o apelido foi dado pela sua mãe.
  • Por vez, Margarida Candida foi casada e teve como filho Manoel Pedro de Pina.Tanto este como o seu filho Francisco Pedro de Pina foram carpinteiros e marceneiros em Leiria, fabricavam mobilias e residiram na Rua Nuno Alvares de Pereira. Os filhos de Francisco Pedro de Pina seguiram os passos do pai e do avô, e começaram também a fabricar urnas funebres, tendo montado o respectivo negócio em Leiria, pelo que mais tarde Carlos Pedro de Pina se associou ao cunhado Alfredo Nogueira, e constituiram a firma Nogueira & Pina, Lda.
  • Por volta de 1900 Domingos Pedro de Pina, filho de Francisco Pedro de Pina, foi convidado pelo Srº António de Magalhães a participar na construção de toda a carpintaria da fábrica de vidros Marquês de Pombal ( ex- Crisal) na Marinha Grande. Em 1901 Domingos Pedro de Pina casou com Conceição Neto, esta que trabalhava na casa do srº António Magalhães. Ficaram a viver numa casa concedida pelo Srº António Magalhães, sita no Largo Ilidio de Carvalho (Largo da Canhandreiras). Por volta de 1929, Domingos Pedro Pina adquiriu um terreno e construiu uma casa sita na actual rua Engº André Navarro, onde estabeleceu o seu primeiro negócio, dedicando-se á venda de "pirolitos" e "gasosas", que eram fabricadas pela firma Antunes & Reis, que disponham de uma fábrica no pátio da actual Camara Municipa da Marinha Grande e também outra em Leiria, também ficou a ser o representante da Cerveja Estrela, mais tarde a Cerveja Sagres. Algum tempo depois com a ajuda dos filhos, iniciou também o negócio da fabricação de urnas funebres.
  • Após o falecimento de Domingos Pedro de Pina em 1939, a esposa e os seus filhos iniciaram novo negócio, passando a serem armazenistas e revendedores de mercearias para todas as lojas existentes nessa época na Marinha Grande, igualmente iniciaram a produção de café, cuja marca foi muito conhecida em todo o concelho "Café Pina", assim como torravam o amendoim , tendo para tal adquirido ao Zé Mariano um moinho. Aos longos de muitos anos continuaram a abastecer todas as lojas no concelho, tendo há cerca de 35 anos em conjunto com outros comerciantes do distrito, efectuado uma sociedade armazenistas de bens alimentares, que daí nasceu o primeiro supermercado "Ulmar" em Leiria, tendo José Neto Pedro de Pina, filho mais novo de Domingos Pedro de Pina, acompanhado o crescimento da cadeia de supermercados.
  • O negócio das urnas funebres foi seguido pelo filho Emidio Pedro de Pina, que em 1939 se estabeleceu por conta própria na Marinha Grande , cuja agência funerária se veio a chamar "Agência Pina", tendo recentemente se aliado á agência funerária de Leiria.
  • Em traços largos, ficam aqui alguns dos aspectos que nos transmitem a história aos longos dos anos desta família.
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.