Rodrigues de Castilho e Tudela de Castilho
Página Inicial | Contacto
 


Fontes
José Martins Barata de Castilho, "Castilhos da Beira Baixa", ed Autor, Castelo Branco, Out.2020, pp. 38-41 e 112-122
Amália da Piedade Rodrigues
* Fundão 1915 + Lisboa
Pais
Notas Biográficas
  • Teve uma infância de pobreza em Lisboa, segundo as suas entrevistas, foi aluna brilhante na Escola Primária, dotada de grande inteligência e memória extraordinária, com uma sensibilidade artística elevada, foi uma grande cantora de fado, na minha opinião a maior de todos os tempos. Atingiu momentos de grande glória artística a nível internacional. Inovou na forma de cantar o fado introduzindo na sua expressão elementos da música popular da Beira Baixa (segundo as suas entrevistas).
  • Apenas estudou até à 4ª classe da escola primária, que concluiu com distinção, apesar de estudar sem possuir livros. A sua extraordinária intuição, memória auditiva e inteligência permitiram-lhe falar francês, castelhano, italiano e inglês. Cantou nestas línguas e percorreu a Europa e Américas em digressões artísticas, em que foi muito aplaudida.
Notas
  • A sua data oficial de nascimento é 23-07-1920, na Freguesia da Pena Lisboa. No entanto apurou-se que nasceu em 1915 no Fundão, em dia desconhecido de Junho antes do dia de S. João, onde foi baptizada em 6-07-1921, mas já vivia com os avós maternos em Lisboa e só voltou a ver a mãe em 1929.
  • Página escrita por José Martins Barata de Castilho, seu primo em 10º grau pelo método canónico clássico, tanto do lado materno como paterno e da parte dela pelo lado de seu pai.
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.