Rodrigues de Castilho e Tudela de Castilho
Página Inicial | Contacto
 


Fontes
Primo José Maria Gordino
Registo de Baptismo nº 45, Igreja de S. Silvestre, Escalos de Baixo, 1876
Registo de casamento nº 42, Sé de Castelo Branco, 1907.
Assento de Baptismo nº 34 de 3-10-1909
Ana da Conceição Castilho
* 17.11.1876 + S. Sebastião da Pedreira, Lisboa 14.05.1961
Pais
Mãe: Leonor da Conceição * 13.05.1841
Casamentos
05.10.1907
Filhos
Notas Biográficas
  • Quando casou morava em Castelo Branco e a sua profissão era doméstica.
  • Consta que era professora de bordados no Asilo Distrital de Castelo Branco para crianças órfãs, “Asilo de Infância Desvalida”, criado em 1866 pelo comendador Guilhermino de Barros, de Peso da Régua, Governador Civil nesta cidade (casou com uma senhora da Lousa). Era um asilo no qual as crianças órfãs de ambos os sexos e idade entre os 6 e os 12 anos, seriam recolhidas, alimentados, vestidas e educadas, tendo como meta a educação e formação profissional. Em tempos a parte das meninas estava a cargo de freiras e situava-se na Rua dos Cavaleiros, onde hoje é o Museu Cargaleiro.
  • Assinou o assento de casamento com caligrafia que indicia que deveria ter feito, talvez na Escola Régia (Jesuítas, Castelo), o equivalente à quarta classe.
  • Depois de viúva foi para Lisboa, onde foi uma costureira com muito êxito.
  • Ponho a hipótese de ter sido internada e educada neste asilo, com algum empenho de pessoa influente, já que não era órfã. O pai e irmãos não sabiam ler nem escrever. No assento de baptismo do sobrinho António, de quem foi madrinha, consta a profissão de professora.
Notas
  • No assento de casamento o nome era Ana da Conceição Castilho, no registo de baptismo da filha Maria Albina acrescentou o apelido Mendes do marido (na época havia estas liberdades quanto ao nome). Na anotação do Registo Civil no registo de baptismo do marido conta que ele casou com Ana da Conceição Castilho, assento nº 42 de 18-05-1961.
  • Em 3-10-1909 foi madrinha de baptismo deo sobrinho António Barata de Castilho e o marido foi o padrinho.
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.