Ferreira do Couto, Valente de Almeida (Pardilhó, Estarreja) | Oliveira, Cravo, Carinha, Tigeleiro (Murtosa) | Pereira Pinto (Ilha, Pombal)
Página Inicial | Contacto
 


Fontes
Arquivo Distrital de Aveiro.
Igreja Paroquial de São Pedro de Pardilhó:
Assento de baptismo a fls. 69 do livro 1.
Assento de óbito a fls. 187v do livro 5.
Damião Dias Pereira
* Pardilhó 08.1669 + Pardilhó 24.01.1743
Pais
Mãe: Ana Manuel * c. 1640
Casamentos
Filhos
Notas
  • Baptizado pelo padre Garcia de Resende em 4 de Agosto de 1669. Foram seus padrinhos Francisco de Sousa e João de Sousa, de São Martinho.
  • Ferreiro e serralheiro de profissão.
  • Damião e Isabel moraram no lugar de Igreja e tiveram, além de Maria, os seguintes filhos: Manuel (*1697), Manuel Dias da Silva Pereira (*1700; casou em 1728 com Maria Vaz, filha de Manuel Vaz e Madalena João), padre António Dias (*1702; faleceu em 1747 no Rio Grande de São Pedro, Brasil, e foi sepultado na paroquial Igreja de Jesus, Maria e José), Inácio Dias Pereira (*1705; casou em 1742 com Ana da Silva, filha de Daniel da Silva e Maria Jorge) e Teresa Dias da Silva (casou em 1742 com Manuel da Silva, filho de Adrião da Silva e Maria Rodrigues).
  • Faleceu «...de morte repentina e por essa causa não recebeu os Sacramentos...». No seu testamento deixou que seu corpo fosse amortalhado em hábito de Santo António e fosse acompanhado até à sepultura por 15 sacerdotes, e que se lhe fizessem os seus três ofícios também com 15 sacerdotes, «...deixava às Confrarias do Santíssimo Sacramento, de Nossa Senhora do Rosário, e das Almas, e dos Fieis de Deus, 250 reis a cada uma, e a cada uma das mais Confrarias 120 reis...». Deixou a seu filho Inácio a tenda de ferreiro e serralheiro; a seu neto Manuel filho da filha Maria, uma terra e um juncal; a sua filha Teresa o seu aido e casas, «...e que seu filho Manuel pelos gastos do crime de que o livrei me faça por minha alma um ofício de 12 padres...».
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.