Casa da Serra, da Trofa. (Ascendência, Descendência e Colaterais)
Página Inicial | Contacto
 


Fontes
Arvore Genealogica da Familia Serra, Pág 6.

Edições de Junho e Outubro de 1922 do “Jornal da Batalha”.

Maria Isabel Loureiro Moreira Padrão.
Afonso Dias Moreira Padrão
* Porto, Trofa, S. Martinho de Bougado 22.03.1852 + Batalha, Batalha 14.10.1922
Pais
Filhos
Notas Biográficas
  • Tendo concluído o curso de medicina, mudou-se para a Vila da Nazaré a fim de exercer clínica , concorrendo, mais tarde, para o lugar vago do partido municipal da Batalha, onde exerceu a sua profissão e conheceu Joana Capela Roque, com quem casou.
  • Médico inteligente, culto e sabedor, fez da medicina, que exerceu, praticamente durante toda a sua vida na Batalha, um verdadeiro sacerdócio, pois só vivia para os seus doentes, que nunca abandonava e com quem sofria a sua dor. Humanitário e altruísta, não se preocupava com os seus interesses materiais, fazendo clínica quase gratuita e chegando, incontáveis vezes, a pagar o próprio receituário aos seus doentes. Era considerado o rei dos pobres, não se poupava a sacrifícios, percorrendo todos os lugares a cavalo ou a pé (naqueles infaustos tempos nos quais não existiam estradas, nem automóveis) e, muitas vezes, sob terríveis tempestades, com a consoladora ideia de acudir aos que sofriam.
  • A sua reputação era grande e depressa se espalhou por todas as freguesias limítrofes dos concelhos vizinhos, cujas populações muito apreciavam as suas acrisoladas virtudes e grande bondade. Trabalho, honra, amor e filantropia eram as directrizes da sua vida. Foi por isso um grande discípulo de S. João de Deus.
  • O Clube Recreativo Batalhense, em 1905, teve a honrosa e feliz ideia de lhe prestar uma justíssima homenagem, inaugurando a sua fotografia na sede, ao mesmo tempo que eram exaltadas as suas excelsas virtudes, prova bem evidente da grande estima e gratidão que lhe deviam todos os batalhenses.
  • Morreu, aos setenta anos de idade, de morte súbita, enquanto assistia uma parturiente, no dia 14 de Outubro de 1922.
  • Por altura da sua morte, o quinzenário “A Voz do Lena”, que então se publicava na Batalha, relatava, a 31 de Outubro de 1922, a forma como foi sentida a morte do Dr. Afonso Dias Moreira Padrão:
  • “ O nosso concelho está de luto com a morte deste ilustre clínico que durante tantos anos soube, com o seu mérito de homem da ciência, bom, zeloso, honesto e de carácter, conquistar as simpatias de um concelho onde, em cada habitante, contava com um amigo sincero.
  • Foi a 14 deste mês, pelas 20 horas, num momento trágico e aflitivo que esta alma se desprendeu da terra para ir ingressar no seio daqueles que já pagavam também, o tributo a que ninguém pode fugir. Morreu um justo e um bom...Todos os corações, até os mais habituados aos choques mais violentos, souberam chorar o desaparecimento daquela alma bondosa que estava sempre pronta a atender-nos para, nos momentos aflitivos da vida, aliviar os nossos sofrimentos.
  • (…) O Concelho da Batalha perdeu, no malogrado Dr. Padrão, um dos elementos que mais relevo prestaram a esta terra.
  • Bondoso e sincero como poucos e como poucos também preso ao trabalho que o vitimou, sem nunca se queixar à família de qualquer sofrimento, é dos que deixam o nome aureolado de martírio e de abnegação, a vida arriscada em lances de sacrifício sincero, pelo bom nome que sempre soube conquistar e pela felicidade dos doentes e dos pobres, para quem só tinha palavras de conforto.
  • Médico distintíssimo, de uma competência rara, para quem não tinha segredos a ciência de curar, a morte do Dr. Padrão representa para nós uma perda irreparável e uma mancha dolorosíssima de luto a ensombrar todos os nossos corações. O seu funeral constituiu uma profunda manifestação de pesar, participada por todos os habitantes do Concelho…tendo falado à beira do túmulo o Dr. Teles, médico em Leiria, e o Ex.mo Senhor Coronel Ribeiro, Presidente da Câmara da Batalha”.
  • Veja-se ainda:http://www.marforum.org/viewtopic.php?t=1465
Notas
  • A uma das ruas da Vila foi dado o nome do Dr. Afonso Dias Moreira Padrão, por iniciativa da Câmara presidida pelo Dr. João Travassos M. Santos;
  • Actualmente, é também médico distinto na Batalha, um neto dessa grande figura retratada neste número do “Jornal da Batalha”: O Dr. José Afonso Carvalho Moreira Padrão. Ainda um outro médico da mesma família, exerceu clínica nesta vila - O Dr. Avelino Moreira Padrão: http://www.marforum.org/viewtopic.php?t=283;
  • O corpo do saudoso médico repousa, actualmente, em paz, no cemitério de Santiago de Bougado, em jazigo de família, para onde foi trasladado em 18 de Novembro de 1930.
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.