Casa da Serra, da Trofa. (Ascendência, Descendência e Colaterais)
Página Inicial | Contacto
 



Fontes
Assento de nascimento

Óbito

http://lisboa.bloco.org/coordenadora-concelhia/voto-de-pesar-pelo-falecimento-do-camarada-idalino-moura/

https://www.facebook.com/associacao.mfm.3
Idalino de Oliveira Moura
* Viana do Castelo, Viana do Castelo, Santa Maria Maior 08.04.1948 + Lisboa, Lisboa, Alvalade 03.03.2015
Pais
Filhos
Notas Biográficas
  • Licenciado em Psicologia.
Notas
  • Apaixonado pela etnografia da sua região natal, recolheu e colecionou ao longo da vida gravações de som e imagem, livros, trajes e objetos diversos que encheram a sua residência. Bailador exímio do folclore vianense, dançou no Grupo das Lavradeiras da Meadela e foi ensaiador do grupo de danças da Casa do Minho de Lisboa e do grupo que, durante a sua vida académica, ajudou a criar na Faculdade de Letras.
  • Tendo sido desde 1966 ativo dirigente associativo na Faculdade de Letras de Lisboa, onde se licenciou em Germânicas em 1971, Idalino Moura viveu a Revolução de Abril a cumprir o serviço militar obrigatório no norte de Angola entre 1973 e 1975.
  • Nunca descurando a sua carreira profissional, diferenciou-se em Ensino Especial (Surdos), especialidade de que foi responsável pelo apoio a alunos de diversos estabelecimentos de ensino de Lisboa, nas duas últimas décadas de docência.
  • Desenvolveu intensa e continuada atividade política em movimentos de esquerda desde o início da década de setenta do século passado, tendo sido militante fundador do Bloco de Esquerda, em cujas listas foi eleito autarca, em Lisboa.
  • Idalino Moura foi sempre um lutador e um ativista incansável e uma das principais vozes do Bloco de Esquerda na cidade de Lisboa e em particular em Alvalade. A sua falta será imensa mas os seus valores e ideais continuarão a dar força a todos aqueles e todas aqueles que lutam por uma cidade inclusiva, pela emancipação e pela justiça social.
  • Adicionalmente ao até agora exposto, foi uma anónima ex-aluna que, nas sentidas lágrimas de dor e na mensagem que juntou ao ramo de cravos vermelhos que lhe depôs na urna, melhor retratou a perfeita simbiose do professor e do ativista político que norteou toda a vida de Idalino Moura ”Enorme saudade do meu professor de inglês que me ensinou tudo sobre a Liberdade”
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.