Família de Hélio de Oliveira Pereira
Página Inicial | Contacto
 


Fontes
NFP-vol. VIII-pg. 169 (Pereiras)
PTTP-pg. 23
D. Gonçalo Rodrigues da Palmeira
* c. 1150
Pais
Filhos
Notas Biográficas
  • Gonçalo Rodrigues de Palmeira era um nobre galego do século XII que viveu em Portugal, filho de D. Rodrigo Froilaz de Trava e de D. Urraca Rodrigues de Castro e primo do Conde Fernão Peres de Trava, amante de D. Teresa, viúva do Conde D. Henrique.
  • Este D. Gonçalo Rodrigues, ainda antes da fundação da nacionalidade, já era o tenente de D. Teresa na terra de Vermoim e, estando ligado aos Travas por laços familiares, parece ter estado no campo oposto ao de D. Afonso Henriques quando este, em 1128, se rebelou contra a mãe. Daí que o castelo de Vermoim tenha sido dos últimos a aderir ao partido do futuro rei de Portugal. Porém, a partir dessa altura, participou activamente em inúmeras empresas guerreiras do rei, designadamente no cerco e tomada de Lisboa aos mouros, em 1147, e na tomada de Moura, no Alentejo, em 1166. Foi um dos portugueses que assistiram ao convénio entre o nosso primeiro rei e uma parte dos cruzados e figura frequentemente na chancelaria do reino. Confirmou a doação de D. Afonso Henriques, de 1142, para reconstrução do castelo de Leiria e figura ainda, confirmando, um contrato para a fundação do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. Foi mordomo-mor do reino. Como recompensa dos valiosos serviços prestados, D. Afonso Henriques doou-lhe os coutos de Palmeira e Pereira, como já foi referido antes.
Notas
  • Mordomo-mor da rainha D. Tereza (1114), tenente de Vermoim (1128-46), de Penafiel de Bastuço e Refóios de Riba de Ava (1146)
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.