Família de Hélio de Oliveira Pereira
Página Inicial | Contacto
 

Fontes
DFP - Dicionário das Famílias Portuguesas
D. Luiz de Lancastre e Távora
Quetzal Editores, 2ª Edição
Lisboa
Soares
História
  • Nome de origem patronímica, haverá tantas mais famílias que o adoptaram por apelido quanto o nome Soeiro foi bastante comum durante a Idade Média. As mais conhecidas famílias de Soares portuguesas, no entanto, são em reduzido número. A primeira será a dos Soares de Albergaria - ver Albergaria - logo seguida pela dos Soares ditos de Tangil e pela dos de Toledo. Provém aqueles de Soeiro Afonso de Tangil, senhor da torre desta designação, na freguesia de Tangil, comarca de Monção. Foi seu filho e herdeiro Gil Afonso Soares de Tangil, contemporâneo do Rei D. Pedro I e antecessor dos demais Soares de Tangil.
  • Os Soares de Toledo, como este nome o indica, vieram desta cidade espanhola, aqui tendo geração que Ihes continuou este apelido.
Armas
  • De azul, uma ponte de três arcos ameados de prata, sobre um rio de sua cor e sustendo duas torres de prata, uma em cada flanco e, ao centro, um leão de ouro com uma espada de prata guarnecida de ouro na garra direita, cada torre rematada por uma águia estendida de negro. Timbre: o leão do escudo com a espada.
  • De vermelho, uma banda de ouro abocada por duas cabeças de serpe do mesmo, lampassadas de azul, e acompanhada de duas albarradas de ouro, de duas asas, cheias de açucenas de sua cor. Timbre: uma albarrada do escudo. A família dos Soares sem mais designativo usa por armas: de vermelho, uma torre de prata. Timbre: a torre do escudo
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.