Família Soares da Veiga
Página Inicial | Contacto
 

Fontes
Felgueiras Gayo, Nobiliário de Famílias de Portugal, tít. de Manoel § 1º, nº 1.
Manoel de Vilhena (desc. do 1º Conde de Vila Flor)
História
  • Deriva esta família do Infante D. Manuel, filho de D. Fernando III, o Santo, Rei de Castela, e da Rainha sua mulher D. Brites, filha do Imperador Inácio Ângelo de Constantinopla. Foi seu 7º neto D. Sancho Manoel de Vilhena, 1º Conde de Vila Flor.
Armas
  • Manoel de Vilhena: Esquartelado, sendo os primeiro e quarto de prata, com um leão de púrpura, armado e lampassado de azul e coroado de ouro; segundo e terceiro de vermelho, com uma asa aberta de ouro, terminada numa mão de carnação a segurar uma espada de prata, guarnecida de ouro. Timbre: o leão do escudo.
  • Severim: partido, sendo o primeiro de prata, com bordadura composta de vermelho e prata, de vinte e duas peças; o segundo de vermelho, com duas palas de prata. Timbre: um leão de prata armado de vermelho, com três faixas também vermelhas.
  • Noronha: esquartelado, sendo o primeiro e o quarto de prata, com cinco escudetes de azul em cruz, cada escudete carregado de cinco besantes do campo, bordadura de vermelho, carregada com sete castelos de ouro e por diferença, um um filete de negro sobreposto em banda; o segundo e o terceiro com um castelo de ouro, aberto, iluminado e lavrado de azul, mantelado de prata, com dois leões afrontados de púrpura, armados e lampassados de vermelho, bordadura composta de de ouro e veiros, de dezoito peças. Timbre, um leão do escudo, nascente.
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.