Ascendentes e Descendentes de Joseph Sprenger e Ascendentes e Descendentes de Joaquim Ribeiro de Macedo Braga. * (paginas em contrução)
Página Inicial | Contacto
 


Fontes
Negrão, Francisco. Geneal. Paranaense. tit. Rodrigues França p.312
Izabel Gutierrez Braga *
* Pernambuco 27.02.1883 + Rio de Janeiro ?
Casamentos
Curitiba - Paraná ?
Notas Biográficas
  • Filha de Dr.João Carlos Gutierrez, nascido em Paranaguá - Pr. em 02 de julho de 1855. Formado em Engenheira Civil pela Escola Central do Rio de Janeiro em 1878. Casou-se no Rio de Janeiro em 15 de maio de 1880, com D. Maria Hartley, Filha de João Diogo Hartley e sua mulher D. Izabel Fortunata de Britto irmã da Baroneza dos Tres Cerros. Izabel Gutierrez foi a segunda esposa de Philinto Ribeiro Braga, sendo que sua enteada Cecilia Marques Braga ainda era uma criança com seis anos na data deste casamento, ela criou a enteada com todo o carinho de uma verdadeira mãe, Tia Bebé como era chamada pelos sobrinhos foi uma mulher dedicada a familia e com extremo carinho para com todos os familiares, com uma educação refinada e delicadeza foram as características marcantes de sua inesquecível personalidade.
Notas
  • Não houve descendentes deste casamento.
  • 7-2 Dr. Victor Ferreira do Amaral e Silva, nascido na Villa Nova do Principe (Lapa) a 9 de Dezembro de 1862, fazendo os seus estudos preparatorios no <>, dirigido pelo Barão de Macahubas, no Rio de Janeiro. Doutorou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 22 de Dezembro de 1884, vindo residir em Curityba, onde exerce sua profissão. Foi lente de Francez do Gymnasio Paranaense, Propagandista da republica e da abolição desde o tempo da Monarchia. Foi eleito deputado a Constituinte Estadoal, collaborando efficazmente na Constituição paranaense de 7 de Abril de 1892, da qual é um dos signatarios. Foi Superintendente Geral do Ensino Publico, Director Geral da Instrucção Publica do Estado em 1900 e Director do Gymnasio Paranaense, tendo n'esta qualidade promovido a construcção do edificio d'esse estabelecimento de ensino secundario, cuja pedra fundamental foi por elle solemnemente lançada a 3 de Maio de 1903. Foi um dos fundadores e primeiro presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Paraná, fundada em 1901, tendo sido tambem um dos redactores da < de cuja direcção era presidente. Na imprensa politica1 foi em 1898 fun­dador e redactor chefe do «Diario do Paraná» e em 1912 fundou o «Commercio do Paraná», de cuja empreza foi presidente. Foi deputado federal de 1906 a 1909, tendo apresentado na Camara dás Deputados um importante projecto sobre ensino agricola. Escreveu um folheto de propaganda da Herva-Matte; e foi um dos mais ardorosos propugnadores dos direitos do Paraná na questão de limites com S. Catharina. Foi um dos principaes fundadores, em 1912 da Universidade do Paraná, da qual foi eleito Director, em sua inauguração, tendo dous annos depois sido reeleito para esse mesmo cargo. A Universidade do Paraná foi fundada a 19 de Dezembro de 1912, no edificio do Congresso legislativo do Estado, sendo eleito reitor o Dr. Victor Ferreira do Amaral e Silva, que occupou esse cargo por successivas reeleições biennaes, até 1918, quando a Universidade se dividiu em tres Faculdades: Direito, Medicina e Engenharia. Foi tambem professor de clinica Obstetrica e Oynecologica do curso de Medicina. Installou-se a Universidade em um predio na rua Commendador Araujo n. 42, tendo por patrimonio inicial 80 contos de reis de doação do Governo do Estado.
  • ______
  • pp. 427
  • successivas reeleições biennaes, até 1918, quando a Universidade se dividiu em tres Faculdades: Direito, Medicina e Engenharia. Foi tambem professor de clinica Obstetrica e Oynecologica do curso de Medicina. Installou-se a Universidade em um predio na rua Commendador Araujo n. 42, tendo por patrimonio inicial 80 contos de reis de doação do Governo do Estado.
  • A 19 de Dezembro de 1913 foi lançada a pedra fundamental do sumptuoso palacio da Universidade em terreno doado pela Municipalidade de Curityba. Presidiu o acto inaugural o Dr. Victor do Amaral, reitor da Universidade, sendo orador official o Dr. Pamphilo de Assumpção, então lente do curso de Direito.
  • No anno seguinte já era installada a Universidade no seu magestoso predio.
  • Exigencias regulamentares da Lei Federal e como condicção de ser reconhecida, foi a Universidade, a 25 de Maio de 1918, dividida em trez Faculdades, que continuaram a funccionar no mesmo predio da Universidade, sendo então eleitos: Director da Faculdade de Medicina o Dr. Victor Ferreira do Amaral; Director da Faculdade de Direito o Dr. Manoel B. Vieira Cavalcante e Director da Faculdade de Engenharia o Dr. Affonso Augusto Teixeira de Freitas. As Faculdades de direito e de engenharia foram reconhecidas e equiparadas ás Faculdades officiaes por acto de 19 de Agosto de 1920 do Ministro da Justiça e Interior, que por fim por acto de 18 de Fevereiro de 1922 equiparou a Faculdade de Medicina do Paraná ás officiaes, graças aos herculeos esforços do Dr. Victor do Amaral e do Dr. Nilo Cairo da Silva, esforçado fundador da Universidade de que foi Secretario e Lente de Pathologia Geral. Com a equiparação das trez Faculdades em que se divide a antiga Universidade, em boa hora fundada em 1912, ficou integrado officialmente o ensino superior do Paraná, sendo consolidada a obra dos abnegados fundadores da Universidade.
  • E' actualmente Director do Serviço Sanitario do Estado. Casado em primeiras nupcias com Paulina Pacheco Braga do Amaral, filha de João Manoel da Silva Braga Junior e de sua mulher Maria Antonia Santos Pacheco; casado em se-
  • _______
  • pp. 428
  • gundas nupcias com sua cunhada Anna Messias Pacheco do Amaral, filha do Dr. José dos Santos Pacheco Lima e de sua mulher Maria Antonia dos Santos Pacheco, de quem foi segundo marido, Do primeiro matrimonio teve:
  • 8-1 Noemia Ferreira do Amaral, casada com o Dr. Alexandre Gutierrez, filho do Dr. João Carlos Gutierrez e de sua mulher Maria Hartly Gutierrez, do qual foi a segunda mulher.
  • Teve:
  • 9-1 Raul.
  • 9-2 lvonne.
  • 9-3 Victor.
  • 9-4 Mario, fallecido.
  • 9-5 Paulo
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.