Familia Califórnia Quintas Laranjeira
Página Inicial | Contacto
 

Califórnia
História
  • Família originária a partir de Joaquim Fernandes Caetano, que, ao ser enviado para o Brasil pelo padre de Peniche com uma carta de recomendação para o Bispo de Mariana (Minas Gerais), Dom António Ferreira Viçoso, que se encontrava no Brasil desde 1819 e fora nomeado Bispo de Mariana em 1844 para estudar para missionário no Brasil, embarca num navio rumo à América do Sul.
  • Não se sabe se alguma vez terá chegado ao Brasil, e iniciado os estudos de missionário, ou se terá rumado directamente à América, depois de se ter “deixado convencer” durante a viagem, em embarcar na aventura de pesquisar ouro (época do "Gold Rush"), na Califórnia tendo por lá ficado largos anos.
  • Terá sido bastante novo, com pouco mais de 16 ou 17 anos de idade que terá iniciado esta viagem, partindo do pressuposto que a terá feito nos primeiros anos do “Gold Rush” 1849, e daí terem sido apelidados de fourtyninners todos os pesquisadores que nela participaram.
  • “Regressado a Peniche, é tratado pela alcunha de Califórnia, dando assim origem à família Califórnia.”
  • O fundamento desta afirmação, tem como base, as estórias passadas de geração para geração, mas não deixa de ser curioso que no Livro de Recenseamento Eleitoral do Concelho de Peniche do ano de 1890 (com 57 anos de idade) apareça como elegível para os “Diferentes Corpos e Autoridades Electivas” já com o nome de Joaquim Fernandes Califórnia.
  • Fica a interrogação! - Se ao tempo não seria exigido documento de identificação que provasse o verdadeiro nome da pessoa, para inscrição em acto tão importante à época, e que alguém se pudesse inscrever com a alcunha de Califórnia? – Será que os Califórnias começaram mesmo com o Joaquim Fernandes Caetano?
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.