Origens dos Vasconcellos da Póvoa de Lanhoso : Casas do Pregal, da Rifana, da Vila, do Souto e do Vale de Sant'Ana de Pandozes.
Página Inicial | Contacto
 


Miguel de Araújo e Sylva (Silva)
* Póvoa de Lanhoso, Fonte Arcada 26.04.1693 + Póvoa de Lanhoso, Lanhoso 02.10.1778
Pais
Casamentos
Póvoa de Lanhoso, Lanhoso 07.07.1724
Filhos
Notas Biográficas
  • Miguel de Araújo e Sylva (ou Silva) pertence à Casa da Rifana, em Fonte Arcada, Póvoa de Lanhoso. Filho de António de Araújo e de Catarina da Silva. Casou a 07 de julho de 1724 com Dona Custódia Gomes de Abreu, da Casa do Pregal, Concelho da Póvoa de Lanhoso. A 27 de maio de 1764 celebraram contrato com António Gomes de Abreu e sua mulher para compra da fazenda e prazo do lugar da Vila, comenda de Santiago de Lanhoso (ADB - Notarial Póvoa de Lanhoso, livro 10, pág.11-13). Miguel de Araújo e Silva e Dona Custódia Gomes de Abreu foram pais, entre outros, de Dona Violante Maria de Abreu Vasconcellos e Sylva, que veio a ser senhora da Casa de St. António do Souto, em Santiago de Lanhoso e do Dr. António Luiz de Abreu Valadares Gomes da Silva (com registos como Dr. António Luiz de Abreu Vasconcellos Gomes da Silva ou apenas Dr. António Luiz de Abreu), que permaneceu com o senhorio da Casa da Vila.
  • Há registos de que em 1733, Miguel de Araújo e Sylva era o vereador mais velho de Lanhoso.
  • A Casa da Vila permaneceu na posse dos descendentes de Miguel de Araújo e Sylva até ser vendida em 1 de novembro de 1872, pelo seu bisneto, José Plácido Corrêa de Vasconcellos, à época igualmente Senhor da acima citada Casa de Sto. António do Souto, em Lanhoso.
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.