Grade Santos Pimenta de Aguiar - Costados e Parentescos
Página Inicial | Contacto
 


Martim Vicente de Vasconcellos Villalobos
* Évora + Évora 1449
Pais
Filhos
Notas Biográficas
  • Serviu em Ceuta com D. Pedro de Menezes, Conde de Viana, "com muitos escudeiros, peões e besteiros", e onde em 1417 e 1419 era Contador da Fazenda por El-Rei.
  • Neste último ano, numa saída sobre os mouros que cercavam a praça, salvou D. Pedro de Menezes que havia caído do cavalo e já estava cativo dos mouros, saindo ele da refrega com duas lançadas nas pernas.
  • Em reconhecimento e por carta de 18.IX.1419, D. Pedro deu-lhe por apelido um dos da sua linhagem, dando-lhe por armas "dois lobos de oiro passantes, em campo de vermelho, em dois quartéis (Villalobos), e nos outros dois quinze escaques, oito de oiro e sete de azul em cada um (Portocarreiros)". Martim Vicente aceitou, mas com a condição de poder juntar estas às suas próprias armas de Vasconcellos.
  • Por testamento feito a 31.VII.1448 em Évora, nas suas casas na Rua dos Mercadores, instituíu uma Capela em S. Francisco daquela cidade, denominada da Fonte Boa, para sua mulher e 5 filhos, mandando que os bens que lhe ficassem anexos fossem vinculados e que ele, sua mulher e descendentes ali tivessem sepultura.
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.