Sangue do Meu Sangue
Página Inicial | Contacto
 


Fontes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mistinguett
Jeanne Bourgeois (Mistinguett)
* Montmorency (Enghien-les-Bains, Val-d'Oise, Île-de-France) 05.04.1875 + Bougival - Paris 05.01.1956
Filhos
Notas Biográficas
  • Atriz e cantora francesa conhecida como "Mistinguett".
  • Seus pais, de origem Belga cederam cedo à obstinação da filha de se tornar uma estrela e permitiram que ela, aos 12 anos de idade, deixasse sua escola para estudar canto e violão em Paris e que trabalhasse como florista na frente dos teatros e salões parisienses, para ficar perto do mundo que gostaria de pertencer.
  • Aos 18 anos de idade, ela conheceu Sanit-Marcel, um diretor de teatro famoso na época, que a batizou de Miss Tinguette. E foi com este nome que ela passou a se apresentar nos cafés-concerto de Paris. Aos 22 anos era uma das bailarinas da Revista “Max”, já com o nome de Mistinguett. A partir deste momento passou a ser uma artista conhecida no cenário parisiense, mas seu sucesso só iria acontecer em 1909, quando ela cria o espetáculo “La Valse Chaloupée” para o Moulin Rouge, em parceria com Max Dearly.
  • Começou como florista em um restaurante na sua cidade natal, cantando cançonetas populares enquanto vendia as flores. Posteriormente alterou a sua profissão, a sua voz e o seu nome artístico, tendo utilizado sucessivamente Miss Helyett, Miss Tinguette e, finalmente, Mistinguett.
  • Estreou no Cassino de Paris em 1895, aparecendo também em espetáculos no Folies Bergère, no Moulin Rouge, e no Eldorado. A sensualidade de suas apresentações cativou Paris, tornando-a a mais popular vedete de sua época e a mais bem paga do mundo. Em 1919, as suas pernas foram cobertas por uma apólice de seguros, pela importância segurada de 500.000 francos, milionária à época. Nos anos 20 encenou operetas de sucesso: Paris qui danse, Paris qui jazz, En douce, Ça, c'est Paris.
  • Manteve um longo relacionamento com o jovem Maurice Chevalier, embora tenha mantido outros tórridos envolvimentos amorosos, que se tornaram lendários em seu tempo.
  • A primeira canção de sua autoria, gravada, foi Mon Homme em 1920, com letra de Albert Willemetz, autor de numerosas canções e revistas teatrais para o Folies Bergères, então nos Estados Unidos da América. A canção foi popularizada sob o seu título em inglês, My Man, na voz de Fanny Brice, integrando o repertório de numerosos cantores populares e de jazz.
  • Durante uma tournê nos Estados Unidos da América, foi-lhe pedido por um repórter da Time magazine que explicasse a sua popularidade. Ela simplesmente respondeu: "É um tipo de magnetismo. Eu digo 'Chegue mais perto' e trago-os a mim."
  • Concorrente de Josephine Baker, a sua carreira durou mais de cinqüenta anos. Faleceu aos oitenta anos de idade e está sepultada no cemitério de Enghien-les-Bains, na Île-de-France, na França.
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.