Famílias de Guimarães
Página Inicial | Contacto
 

Fontes
- "Pevidém: de novo o progresso?" Autor: José F. Gonçalves
- Contributo para a história dos têxteis no vale do Ave: o caso da Fábrica do Caído (1890-1990) de Augusto de Castro Pereira, ed. V.N. de Famalicão: Câmara Municipal (2000)
- Site oficial da Junta de Freguesia de S.Jorge de Selho (Vila de Pevidém): http://www.jfpevidem.com/s/139
- Exposição "Edifícios & Vestígios", inaugurada em Setembro de 2012, na Fábrica ASA, comissariada por Inês Moreira e Aneta Szylak para a «Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura»
- Exposição "Francisco Inácio da Cunha Guimarães: pioneiro da indústria têxtil", comissariada por Mariana Jacob Fernandes
Cunha Guimarães
História
  • Família de industriais descendentes de João Ignácio da Cunha Guimarães.
  • Seus filhos, Francisco Inácio da Cunha Guimarães (pioneiro na indústria têxtil) e D.Guilherme Augusto da Cunha Guimarães (Bispo de Angra) foram dos mais destacados elementos desta família de Guimarães.
  • Foram dos primeiros industriais têxteis do norte do país; pertenceram a esta família, entre muitas outras, as conhecidas "Fábrica do Moinho do Buraco" (segunda fábrica têxtil do concelho de Guimarães e quinta do Vale do Ave), a "Fábrica do Caído" e "Empresa Industrial de Pevidém".
  • "Francisco Inácio da Cunha Guimarães" é o nome da Praça central da vila vimaranense de Pevidém (freguesia de S.Jorge de Selho), inaugurada em 01.04.1942, em terrenos cedidos por Francisco Inácio à vila de Pevidém.
  • Francisco Inácio da Cunha Guimarães doou à vila de Pevidém terrenos seus que permitiram a instalação da Feira, a construção da Escola Primária naquela vila (para a qual contribuiu igualmente) e para implantação de um edifício dos Correios, este último totalmente construído por si e depois oferecido à vila de Pevidém. Estas estruturas que ainda hoje se mantêm nesses locais.
  • No âmbito da «Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura» foi realizada uma exposição de que fazia parte o contributo "Fábrica do Moinho do Buraco: leituras estratigráficas de um espaço industrial" que integrou a exposição "Edifícios & Vestígios", inaugurada em Setembro de 2012, no Sector G da Fábrica ASA, comissariada por Inês Moreira e Aneta Szylak para a Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.
  • Por ocasião do 150º aniversário do seu nascimento, a Junta de Freguesia de S.Jorge de Selho elaborou, no espaço da antiga Escola Primária edificada nos terrenos por si cedidos, uma exposição em seu nome. A exposição evocativa da vida e obra do industrial e benfeitor da freguesia, cuja vida e acção estão intrinsecamente ligadas ao desenvolvimento de Pevidém, foi designada "Francisco Inácio da Cunha Guimarães - pioneiro da indústria têxtil", comissariada por Mariana Jacob Fernandes e co-organizada com a Sociedade Martins Sarmento, Associação "Muralha" e Santa Casa da Misericórdia de Guimarães. Foi inaugurada no dia 05.04.2014, antecedida por uma cerimónia pública em homenagem de Francisco Inácio da Cunha Guimarães com a presença das autoridades locais.
Notas
  • Família originária em João Ignácio da Cunha Guimarães
  • 1890 - Fundação da Fábrica do Moinho do Buraco (Pevidém, Guimarães)
  • 1921 - Aquisição da Fiação e Tecidos de Serves (Pedome, Famalicão), também conhecida como "Fábrica de Santo António do Caído", fundada em 1896 como "Ribeiro Guimarães & Salazar"
  • 1931 - Aquisição da Empresa Industrial de Pevidém (Pevidém, Guimarães), em sociedade com Alberto Pimenta Machado, empresa fundada em 1902 por João Mendes Ribeiro
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.