Genealogia de um Ramo da Família Silveira Ávila e Bettencourt do Toledo, Velas, ilha de São Jorge, Açores, Portugal
Página Inicial | Contacto
 


Fontes
Registos paroquiais do depósito da Biblioteca Publica e Arquivo de Angra do Heroísmo, sedeada no Palácio Bettencourt.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_In%C3%A1cio_Bettencourt_da_Silveira
João Inácio Bettencourt da Silveira
* Velas, Velas (São Jorge), ilha de São Jorge 30.04.1889 + Velas, Velas (São Jorge), ilha de São Jorge 18.02.1970
Pais
Casamentos
Velas, Velas (São Jorge), Velas, ilha de São Jorge 26.07.1920
Filhos
Notas Biográficas
  • Prestou serviço no exército português Regimento de Guarnição nº 1, aquartelado na Fortaleza de São João Baptista, no Monte Brasil, junto à cidade de Angra do Heroísmo.
  • Foi um dos maiores detentores de terras nas fajãs da costa Norte da ilha de São Jorge, nomeadamente na fajã de Vasco Martins, Fajã Rasa, Fajã da Ponta Furada, e Fajã de Manuel Teixeira, onde produzia vinho de várias castas, particularmente da casta conhecida regionalmente, como “Vinho de cheiro”, que era vendido principalmente na vila das Velas.
  • Nessas mesmas fajãs, em sítios específicos do ponto de vista de adaptação Ambiental, autênticos biótopos únicos das fajãs, a que era chamado “fontes de inhames” produzia inhames de grande qualidade que eram vendidos em diferentes locais da ilha com predominância para a vila das Velas.
  • O inhame ao longo dos séculos sempre foi tido como uma planta de grande valor económico, e embora estando dedicada principalmente à alimentação popular chegou a estar ligado ao acontecimento que ficou conhecido como Revolta dos inhames.
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.