A ascendência de Hugo e Miguel Martins Pereira: genealogia Boavida, Burguete, Chasqueira, Churro, Fevereiro, Grácio, Laranjo, Nacho, Preto, Ricacho, Riscado, Solis, Taborda, etc.
Página Inicial | Contacto
 



Fontes
Miguel António Ferreira Taborda Leitão da Cunha, Título de Tabordas

Jorge Ferreira Sacadura, Lemos e Figueiredos (de Alenquer) e Tabordas (da Beira Baixa), pg 111 e 112, Lisboa 1995
Garcia Rodrigues Taborda
* Galiza + Batalha de Aljubarrota 14.08.1385
Casamentos
Filhos
Notas Biográficas
  • Fidalgo de grande solar na Galiza e nas Astúrias, conde de Taboada, senhor de S. Miguel de Taborda e do castelo de Piconha e de muitas vilas, rico-homem no principado das Astúrias, chefe da Família dos Tabordas, ou Taboadas, cuja ascendência decorre até ao capitão-general do Rei Pelágio, o qual em paga dos grandes serviços contra os mouros lhe deu em casamento sua filha legítima D. Falquile Pelae. D. Falquile Pelae e o marido foram os fundadores da casa e do condado de Taboada.
  • Garcia Rodrigues Taborda por ter seguido o rei D. Pedro de Castela contra seu irmão Henrique, conde de Trastamara, a quem tirou vida e reino, veio para Portugal onde o rei D. Fernando o fez mordomo-mor, meirinho-mor do reino, alcaide-mor de Leiria, senhor de Porto Mós e de outras vilas.
  • Vieram com ele seu primo João Fernandes Andeiro, depois conde de Ourém, e Gonçalo Vasques Taborda e Álvaro Gonçalves Taborda, provavelmente pai e filho, e também seus parentes. A Gonçalo o rei D. Fernando deu S. Martinho dos Mouros e Barqueiros e as pensões dos tabeliães do Porto, tudo confirmado por D. João I. Álvaro teve foro de escudeiro de D. João I, que lhe doou o jantar do Couto, termo de Viseu, além de outras mercês.
  • Garcia Rodrigues Taborda não seguiu o mestre de Aviz e morreu em Aljubarrota lutando contra os Portugueses. As suas fazendas foram doadas por D. João I a Gomes Martins de Lemos.
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.