Os Pinto Lopes do Rio de Janeiro e seus familiares: os Fernandes Leitão, os Pompêo de Barros, os Proença, os Quartin, os Gusmão Lobo e os Fialho.
Página Inicial | Contacto
 



Fontes
Relação dos Presidentes da Assembléia Legislativa de Pernambuco, a partir de 1835. ALEPE.

Nunes Pereira, Cláudio. GENEALOGIA TROPEIRA: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Séculos XVII, XVIII e XIX. Vol. 1 Coletânea de Material Histórico e Genealógico, 2006 [PDF]

COUTINHO, Afrânio; SOUSA, J. Galante de. Enciclopédia de literatura brasileira. São Paulo: Global; Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, Academia Brasileira de Letras, 2001: 2v. ; BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento. Diccionario Bibliographico Brazileiro. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1902. 7 v.
Francisco Leopoldino de Gusmão Lobo
* Brasil, Pernambuco, Recife 1838 + Brasil, Rio de Janeiro 1900
Pais
Filhos
Notas Biográficas
  • Orador, jornalista, advogado, diretor da Diretoria Central da Secretaria da Agricultura, moço fidalgo da Casa Imperial, comendador da Ordem da Rosa, oficial da Legião de Honra da França, deputado provincial e geral.
  • Presidente da Assembléia Legislativa de Pernambuco, eleito em 1871.
  • Jornalista,redador do JORNAL do COMÉRCIO, abolicionista militante escrevia seus artigos com o pseudônimo de Clarkson (um dos membros do Parlamento Inglês), seguindo a mesma linha de outros abolicionistas que também escreviam sob o psedônimo de outros membros do parlamento. Foi CONSELHEIRO DO IMPÉRIO,agraciado como Fidalgo.
  • Bacharel em direito pela Faculdade do Recife em 1859. Moço-Fidalgo com exercício e Fidalgo Cavaleiro da Casa Imperial.Foi Promotor Publico da capital de Pernambuco; Deputado à Assembléia Geral por Pernambuco, na 15 legislatura de 1872-1875.Era Comendador da Imperial Ordem da Rosa; Oficial da legião de Honram, Comendador da Conceição de Vila Viços, da de Leopoldo, da Bélgica, e do Santo Sepulcro de Jerusalém; Grande Oficial de S.Estanislau, da Rússia.
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.