Os Pinto Lopes do Rio de Janeiro e seus familiares: os Fernandes Leitão, os Pompêo de Barros, os Proença, os Quartin, os Gusmão Lobo e os Fialho.
Página Inicial | Contacto
 

Fontes
McCotter, Paul. Irish Surnames, Irish Roots, no. 38, Segundo Trimestre.
Clare County Library. Principal Original Families of County Clare: Family Names and their Barony or Territory. Preparado para a Clare County Library pelo Clare Local Studies Project. [Clare Genealogy].
3rd Manx Scrapbook, Chapter III, Further Notes on Extant Surnames. http://www.isle-of-man.com/manxnotebook/fulltexr/scrap3/ch03.htm.
Parish Clerks at Maughold, 1548-1688. [unpublished document no. 127] Manx Genealogy Program. Isle of Man site.
History of the Honourable Society of the Irish Brigade. Na Géanna Fiáine (The Wild Geese).
Last Wills and testaments from the Isle of Man. Todos estes documents estão postados na internet, como parte do estudo de genealogia da Ilha de Man.
Transcrições dos nomes do Cemitério de Sandpits em Gibraltar. Malta Family History.
Extracts from the book: THE GIBRALTARIAN: chapter: Natives of Gibraltar. Gibraltar Center of Genealogical Research.
The War of 1812: 6th Regiment on Foot. John Sech. Published by Fort Erie, Ontario, Canada.
Estas informações ainda são bastante generalizadas, mas o caminho está aberto para a pesquisa. Recomendo, sem ter lido,pois está esgotado, o pequeno livro: Os Quartin do Alto Minho, de Luiz Quartin para maiores informações sobre a família Quartin em Portugal. Aguardo poder encontrá-lo em sebos portugueses. Agradeço imensamente ao Sr. Luiz Quartin pelas informações generosamente dadas através deste site: de genealogia portuguesa.
Quartin
História
  • Os Quartin
  • Foi na Irlanda que a família Mac Curtin deu origem aos Quartin.
  • Os Mac Curtin [Mac Curtains ou Mac Cruitins todas estas maneiras de escrever foram usadas simultaneamente] eram uma das mais antigas clãs da Irlanda, com posse de terras ancestrais herdadas através de gerações desde o século VII, na região chamada, Munster, no Condado de Clare, território Inchiquin. Os Mac Curtins foram empregados pela realeza dos O’Brien of Thomond como escrivães e poetas. Conhecidos por serem um clã erudito, de pessoas que sabiam ler e escrever, os Mac Curtin tinham como responsabilidade o relato dos feitos reais dos O’Brien. Pelos serviços prestados aos O’Brien, senhores de Thomond, os Mac Curtin receberam como recompensa as terras na região de Ennistymon.
  • O Livro dos Quatro Mestres da Irlanda, conhecido pelo registro dos primeiros tempos do povo irlandês, descreve as vidas de alguns dos Mac Curtin, entre eles a vida de Cellaach MacCruitin, o maior historiador de Thomond que morreu 1376.
  • Os Mac Curtins, logo abreviaram seu nome para Curtin, mesmo durante a Idade Média, mas mantiveram suas terras ancestrais, na paróquia de Corrowduff, no Condado de Clare, até o confisco das terras por Cromwell, em sua perseguição aos católicos em meados do século XVII. É sabido, por exemplo que em 1654 os Curtins perderam mais de 1000 hectares para os Ingleses protestantes. Mesmo antes do radicalismo da política de assentamento de ingleses em terras de irlandeses católicos por ordem de Cromwell, os Curtins já haviam se espalhado por Kerry, Limerick, Cork e Ilha de Man.
  • Na Ilha de Man os Curtins já aparecem em registros desde 1429. Mas é lá também que a mudança de nome ocorre de Curtin para Quartin passando por Corteen, Cotteen, 1513, (Condado de MacMartin); Quattin e Quartin em 1603 (condado de Lonan) e também Corteen. A ênfase foi trocada para o final da sílaba graças ao dialeto da Ilha de Man.
  • Na Ilha de Man, a maioria dos Quartin parece reduzida à área paroquial de Maughauld, no extremo leste da ilha. Há por exemplo os testamentos de William Quartine (1613) neste local e de seus irmãos Margaret Quartine (1615), Isible Quartine (1615) Jonie Quartine, e Will Quartine(1617) e de Richard Quarteen (1629). Curiosamente, o testamento de 1613,de Christian Quartine, aparece com o nome também escrito Corteen no meio do mesmo documento.
  • Mas os Quartin [com “quar”] desaparecem da Ilha de Man, em meados do século XVII. Já que em todos os lugares eles são listados como católicos, é possível que sua estadia na ilha de Man tenha chegado ao fim já na segunda década dos 1600s. Porque a revolução Cromwelliana chegava à Ilha de Man que ainda não havia se emancipado nesta época.
  • Como eles reaparecem em 1704 em Gibraltar ainda não sabemos. Mas sabemos que os irlandeses eram conhecidos como soldados de muita coragem e fabulosa estratégia. Os militares celtas já tinham a tradição vinda da antiguidade de excelentes guerreiros quando com Dario eles ajudaram na invasão da Grécia; foram contratados por Cleópatra para a guarda pessoal dela e também foram recrutados por Aníbal na travessia dos Alpes.
  • Assim, no século XVII, nós os encontramos sob o nome de Brigada dos Gansos Selvagens, quando mercenários irlandeses, soldados de aluguel, nesta época lutavam tanto na Espanha como na Holanda, tanto do lado dos Católicos quanto do lado dos Protestantes.
  • Os Quartin passam o século XVIII em Gibraltar.
  • Um passeio pelo cemitério de Gibraltar nos leva a diversos Quartin. É lá que encontramos um Antonio Quartin, residente em Gibraltar desde 1741, registrado entre a população católica no primeiro censo inglês da península. Este Antonio Quartin pode muito bem ser o pai de Antonio Tomás Quartin, natural de Gibraltar e avô de Ricardo Leão Quartin [ 1776, Gibraltar - 1856, Alto Minho] que emigrou para Portugal. Ricardo Leão Quartin provavelmente chegou a Portugal em meio às tropas de apoio ao exército inglês. Sabemos por exemplo, que o Sexto Regimento inglês foi removido do Canadá para Gibraltar em 1807 para fazer parte das forças armadas sob o comando de General Brent Spencer. Deixava Gibraltar para se aliar às forças britânicas no Mondego sob o comando Sir Arthur Wellesley, que também era irlandês, chefiando o Regimento de Gloucestershire, 28º /61º e que decidiu a vitória de Portugal contra a invasão napoleonica.
  • Sabemos também que alguns dos Quartin eram membros das forças armadas, tendo o Capitão Luiz Augusto Quartin, um filho de Ricardo Leão Quartin dado origem ao ramo Quartin Pinto do Brasil.
  • Uma vez em Portugal, Ricardo Leão Quartin se casa, logo após a Guerra Peninsular, em 1817, com Ana Joaquina de Almeida e começa a família Quartin no Alto Minho. Mais tarde alguns de seus descendentes emigram para o Brasil na segunda metade do século XIX.
Notas
  • A tradição oral dos Quartin no Rio de Janeiro, transmitida por minha bisavó Leopoldina Amália Leão Quartin, minha avó Sara Quartin Pinto e por meu pai Celso Pinto Lopes, já mencionava o relacionamento dos Quartin, não só com Gibraltar, mas sobretudo com a Irlanda. Um pouco antes de morrer meu pai pesquisou estas origens e chegando a um McKwarteen, acreditou ser esta a origem do nome. Ele não estava no caminhó errado. O que faltava era o conhecimento que na Ilha de Man, todos os Mac, ou Mc se tornavam no dialeto Manx palavras com C. e Q.
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.