Família FONTOURA - um ramo (Chaves, Mirandela, ...) ascendentes, descendentes e colaterais (Fontoura(Madureira), Gracias, Xavier, Regallo, Sousa Teixeira, Santos Pato, Gouveia de Almeida, ...
Página Inicial | Contacto
 

Fontes
Carta de Armas 801
Livros dos Registos das Armas dos Nobre e Fidalgos de Meu Reyno - 09/05/1766
Torre do Tombo - Livro 17(2) página 181 -> vide Gomes Salgado Cardoso -Livro 17 - página 94
Processo de Justificação de Nobreza da Casa Real: maço 2, nº 5
Fontoura (de Trás os Montes e Alto Douro)
História
  • Está, actualmente, esta família de posse de um brasão de armas concedido em 17 de Maio de 1766 a Francisco José Salgado Cardoso, que chegou aos irmãos Mário Neves da Fontoura, Álvaro Neves da Fontoura e Hermínia Alice Neves da Fontoura, através de sua avó Júlia do Carmo Guedes.
Armas
  • Esquartelado
  • 1º quartel: as armas dos Cardozos, que são em campo vermelho um cardo verde com duas alcaxofas floridas e com raízes de prata entre dois leões de ouro rompantes; no 2º quartel: as armas dos Salgados, que são em campo verde com duas torres de prata, porta e frestas de negro, de uma torre á outra lançada uma cadeia de ouro e sobre ela uma águia de sua cor e um saleiro de ouro abaixo dela sobre a muralha; no 3º a dos Barretos, que são o campo de prata semeado de arminhos negros; no 4ª a dos Peyxotos, o Escudo axadrezado de ouro e azul; Elmo de prata aberto guarnecido de ouro; Paquire dos metais e cores das Armas. Timbre: o dos Cardozos, que é uma cabeça de Leão de ouro com uma alcaxofa ou cardo de verde na boca. E por diferença uma brica de prata com F. Negro.
Notas
  • Aqui se tratam famílias com apelido Araújo, Araújo Chaves, Madureira Lobo, Madureira Guedes, Madureira, Fontoura, Ferraz, Teixeira, Teixeira Homem, etc..
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.