Família Almeida e Vasconcellos Pinto Coelho - Ascendentes, descendentes e colaterais
Página Inicial | Contacto
 



Fontes
Histórias de Inácios - vol.II - pág.53;
Brasões da Sala de Sintra - vol.I - pág.461.
Gerardus (Gerret) Braamcamp
* Holanda, Amsterdão b. 18.10.1699 + a. 27.10.1774
Pais
Notas Biográficas
  • Grande Coleccionador de Arte (Dr. Clara Bille, De Tempel Der Kunst of het Kabinet van den heer Braamcamp, Amsterdam, 1961);
  • “Geraldo Braamcamp, que se conservou na sua pátria, foi um homem notável, grande amador de bellas artes, colleccionador celebre e possuidor de uma das mais bellas galerias particulares de pintura de que há conhecimento. Descreveu-a Mr. de Bastide no livro já citado, Le Temple des arts ou le Cabinet de Mr. Braamcamp, in-4º, impresso em 1766 em Amsterdam por Marc-Michel, e precedido de um bello retrato de Geraldo Braamcamp, desenhado por Jacob Xavery, e gravado em aço por R. Yinkeles. Outro retrato do mesmo descreveu Raczynskiem 1844 no palácio do Calhariz em Lisboa, então propriedade dos Cruz Sobral. É auctor d’este retrato o pintor Terbouché.” (António de Oliveira Martins, Elogio Histórico de Anselmo José Braamcamp, pp.80-81)
Notas
  • Gerret (Geraldo) Braamcamp casou, em 1727, com Elisabeth Clumper, c. g. ext. (tiveram 2 filhos, Arnold Joannes e Cornelia Elisabeth, que morreram na infância).
  • Já falecido a 27.10.1774, data do testamento do seu irmão Hermano que lhe manda dizer 100 missas pela sua Alma.
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.