Família Almeida e Vasconcellos Pinto Coelho - Ascendentes, descendentes e colaterais
Página Inicial | Contacto
 



Fontes
Nobiliário das Famílias de Portugal - vol.IV - pág.379 (Coelhos);
Pedatura Lusitana - Tomo III - vol.I - pág.10 (Coelhos);
Manuel Abranches de Soveral - Genealogias diversas na base de dados (GeneWeb ROGLO).
Fernão Coelho, 1º senhor de Felgueiras e Vieira
Pais
Filhos
Notas Biográficas
  • Vassalo de D. Duarte e D. Afonso V e escudeiro do julgado de Felgueiras.
  • Achou-se com o Rei D. João I no cerco de Guimarães e foi do seu serviço, e o dito rei lhe fêz mercê dos Senhorios de Felgueiras, Vieira e Lousada. Foi Senhor de Felgueiras e o que estava em Guimarães quando arcou aquela vila o rei, os concelhos de Felgueiras, Vieira e Lousada Romariz e a quinta de Almancos, tudo de juro e herdade e foi Alcaide-Mor de Guimarães e coutou o Couto de Canelas em 1436 [da Era: 1398 A.D.]. De uma escritura que está no Mosteiro de Caramos de 1449, consta confirmar o Rei D. Duarte estes Senhorios.
Notas
  • A 10.12.1433 D. Duarte confirmou a Fernão Coelho, seu vassalo, os senhorios de juro e herdade de Felgueiras e Vieira e as quintã que seu pai tivera de D. João I, por ser «o filho lidimo primeiro e herdeiro».
  • A 21.12.1434 D. Duarte confirmou a Fernão Coelho o couto de Cancelães, com seu rio e montado, como já tivera seu pai Gonçalo Pires Coelho e seus avós.
  • A 10.7.1464 D. Afonso V doa a Martim Coelho e Pedro Coelho, a pedido de Catarina de Freitas, viúva de Fernão o Velho, morador em Felgueiras, os bens que herdaram de seu pai e que o rei lhes retirara quando combateram na batalha de Alfarrobeira do lado do infante D. Pedro.
  • A 31.1.1466 D. Afonso V confirma a doação da quintã e lugar do Outeiro, na freguesia de S. Salvador de Moura, da terra de Felgueiras, de acordo com as escrituras de doação vitalícia feita a Catarina de Freitas, mulher de Fernão Coelho, seu vassalo e escudeiro do julgado de Felgueiras. Refere um instrumento público público de doação de 2.12.1440 e confirmação de 4.6.1443.
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.