Família Almeida e Vasconcellos Pinto Coelho - Ascendentes, descendentes e colaterais
Página Inicial | Contacto
 

Fontes
Anuário da Nobreza de Portugal - 1950 - pág.212;
Anuário da Nobreza de Portugal - 1964 - pág.490;
Anuário da Nobreza de Portugal - 1985 - Tomo II - pág.93;
Os Meus Vasconcelos, Eugénio de Castro, Coimbra Editora, Coimbra 1933 - pág.103;
D. Diogo Ortiz de Vilhegas – Alexandre de Lucena e Vale – Gaia, 1934 - árvore nº.5, págs. 252-255;
Ascendências Visienses - Ensaio genealógico sobre a nobreza de Viseu - Séculos XIV a XVII, Manuel Abranches de Soveral, Porto 2004;
Costados de Francisco de Mello Breyner de Almeida Loureiro e Vasconcellos, 2º visconde de Almeida e Vasconcellos (edição privada).
Arquivo de família:
Apontamentos de José de Vilhena de Almeida e Vasconcellos (manuscritos inéditos);
Justificação de Nobreza de Diogo do Loureiro de Almeida e Vasconcelos, Viseu 30.10.1749 (documento original).
Almeida e Vasconcellos
História
  • Família descendente dos Senhores do Reguengo de Moçâmedes, do qual foi 1º donatário Gonçalo Pires de Almeida, escudeiro, filho legitimado, por carta real de 2.8.1389, de Pedro Afonso e de Margarida Anes. Gonçalo Pires de Almeida casou com Inês Anes, que foi ama do Infante D. Henrique, filho d’El-Rei D. João I que em 11.10.1398 lhe confirmou a doação de juro e herdade do Reguengo de Moçâmedes.
  • Luis de Almeida e Vasconcelos, 7º senhor do Reguengo de Moçâmedes e da Honra de Lamaçais, Escudeiro Fidalgo da casa d’El-Rei D. Manuel I, foi filho primogénito de Luis de Almeida, 6º senhor do Reguengo de Moçâmedes e da Honra de Lamaçais, e de sua mulher, D. Violante Pereira de Vasconcellos, filha de Rui Mendes de Vasconcellos, 4º Padroeiro de S. Miguel de Lazarim, senhor da Honra de Alvarenga e do Morgado da Fonte-Boa.
  • A família Almeida Loureiro e Vasconcellos, de Viseu, é a descendência por legítima varonia de Lourenço André de Seixas, natural de Vouzela, que casou em Viseu com D. Joaquina Rosa do Loureiro, de quem teve Francisco Inácio do Loureiro e Seixas, bacharel em leis, que casou com D. Joaquina Engrácia de Almeida Loureiro, filha de José de Almeida Loureiro.
  • Deste casal foi filho João Crisógono do Loureiro e Seixas, bacharel formado em direito, grande influente político em Viseu, que casou com D. Doroteia Joaquina de Almeida e Vasconcellos, filha única e herdeira de Diogo do Loureiro de Almeida e Vasconcellos, senhor da casa do Cimo da Vila em Viseu e do prazo das Cegonhas, que fez justificação da sua nobreza, em Viseu, a 30-10-1749; neta paterna de António do Loureiro Castelo-Branco de Almeida e Vasconcellos, senhor da casa de Ferronhe; e bisneta por varonia de Luis de Almeida e Vasconcellos, 11º senhor do Reguengo de Moçâmedes e de sua mulher D. Maria do Loureiro Castelo-Branco, senhora da casa de Ferronhe em Silgueiros, Viseu.
Armas
  • Escudo partido de Almeida e Vasconcellos. Timbre: de Almeida.
Notas
  • “(...) Gonçallo Pires de Almeyda primeyro Donatario do Reguengo de Moçamedes a quem ElRey Dom Ioam o primeyro da boa Memoria na caza de mil coatrocentos vinte e outo que he o do Nascimento de Chrispto de mil trezentos noventa e outo confirmou o dicto Reguengo estando este fidalgo já cazado com Sua Molher Igñes Martins Donna Viuva que havia ficado de Afonço Martins de Figueyredo os quais Gonçallo Pires de Almeyda, e a dicta sua Molher Nonos Avos do Justheficante sam Tronco de muytas familias, e cazas Illustrissimas neste Reyno por delles descenderem Fidalgos muyto Callificados como he notorio aos Nobiliaristas destes Reynos. (...)” (JNDLAV)
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.