Família Almeida e Vasconcellos Pinto Coelho - Ascendentes, descendentes e colaterais
Página Inicial | Contacto
 

Fontes
Les Dynasties d'Europe, Jirí Louda - Michael Maclagan, Ed. Bordas, nouvelle édition, Paris 1993 [edição francesa de "Heraldry of the Royal Families of Europe"];
A Herança Genética de D. Afonso Henriques, Luis de Mello Vaz de São Payo, Universidade Moderna do Porto, Porto 2002;
Les Rois qui ont fait la France, Georges Bordonove, Pygmalion / Gérard Watelet, Paris;
Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira - 50 vols., Editorial Enciclopédia, Lisboa.
França (Casas Reais)
História
  • Tradicionalmente, conta-se os Reis de França a partir de Hugo Capeto, que iniciou a Dinastia dos Capetos, que reinou em França entre 987 e 1848; no entanto, as origens remotas da Monarquia Francesa remontam aos reis dos Francos da dinastia Merovíngia.
  • Clóvis, rei merovíngio dos francos sálios desde 481, converteu-se ao Cristianismo, uniu todas as tribos dos francos e estabeleceu o Reino dos Francos, na antiga Gália, tornando-se Rei de todos os Francos. Depois da morte de Clóvis, em 511, o Reino dos Francos foi partilhado pelos seus filhos, sendo os vários territórios sucessivamente reunificados e partilhados ao longo de gerações, no entanto, os seus sucessores usam todos o título de Rei dos Francos e os Merovíngios reinaram sobre os Francos durante perto de 3 séculos.
  • Em 751, com o apoio da Nobreza e do Papa, Pepino o Breve, filho de Carlos Martel, duque da Austrásia (Mordomo do Palácio e vencedor da Batalha de Poitiers em 732), foi proclamado Rei dos Francos e iniciou a dinastia Carolíngia. Esta dinastia atingiu o apogeu no reinado do seu filho, Carlos Magno (Rei dos Francos, Rei dos Lombardos e Imperador Romano-Germânico) e os Carolíngios reinaram na Frância [Reino dos Francos] quase continuamente por mais de 2 séculos.
  • Em 987, Hugo Capeto, conde de Paris, duque dos Francos, neto de Roberto I [que foi Rei de França antes da queda definitiva da dinastia Carolíngia], foi eleito pela Nobreza Rei de França. Foi o início da dinastia Capetiana, cujos ramos reinaram ininterruptamente em França de 987 até 1792, e, após 2 restaurações, entre 1814 e 1848.
  • O ramo principal da dinastia, ou os Capetos directos, são os Reis que reinaram em linha directa, desde Hugo I Capeto até Carlos IV o Belo. Até 1316 os Capetos directos tiveram a sorte de ter sempre um filho varão para lhes suceder, o que os historiadores chamam o "milagre capetíngio". Depois da morte de Carlos IV (último filho varão de Filipe IV o Belo), em 1328, sem descendência masculina, a Coroa passa para o ramo capetíngio da Casa de Valois.
  • Sucede ao último Capeto directo o seu primo Filipe VI, filho de Carlos, conde de Valois, e neto de Filipe III o Ousado, rei de França. A Casa de Valois reinou em França até à morte de Henrique III (o último filho varão que reinou de Henrique II) , em 1589, sem descendência e a Coroa passa para o ramo capetíngio da Casa de Bourbon.
  • Em 1589, foi sagrado Rei de França Henrique IV, o primeiro da Casa de Bourbon, Rei de Navarra, descendente de Roberto, conde de Clermont, o último filho varão de São Luis, rei de França. Coroa manteve-se no ramo capetíngio da Casa de Bourbon até 1792, quando Luis XVI foi deposto e executado, na Revolução Francesa. Após a queda do Império de Napoleão Bonaparte e Restauração da Monarquia, em 1814 e 1815, a Coroa voltou à Casa de Bourbon e reinaram Luis XVIII e Carlos X.
  • Em 1830, foi entronizado Rei dos Franceses Luis Filipe I, da Casa de Orleães, filho do Duque de Orleães "Philippe Égalité", descendente de Filipe, duque de Orleães, segundo filho de Luis XIII, que reinou até ao fim da Monarquia, em 1848.
  • Actualmente são pretendentes à Coroa de França: o pretendente lgitimista, Louis de Bourbon [Luis Alfonso de Borbón y Martínez Bordiu], duque de Anjou [bisneto de Afonso XIII, rei de Espanha], descendente em linha directa de Luis XIV, rei de França; o pretendente orleanista, Jean d'Orléans, conde de Paris, quinto-neto de Luis Filipe I, último rei em França. Jean-Christophe Napoléon é o pretendente bonapartista ao trono imperial francês.
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.