Família Almeida e Vasconcellos Pinto Coelho - Ascendentes, descendentes e colaterais
Página Inicial | Contacto
 

Fontes
Anuário da Nobreza de Portugal - 2006, António de Mattos e Silva, DisLivro Histórica, Lisboa 2006 - Tomo IV - págs. 204.
Pinto Coelho (Senhores de Felgueiras)
História
  • Família descendente de Gonçalo Vaz Guedes, 3º senhor de Murça, e de sua mulher D. Isabel de Sousa Alvim, por seu filho 2º Álvaro Vaz Guedes, Morgado de Sobreira, que de sua mulher D. Ana Isabel de Mesquita teve, entre outros, a Gonçalo Vaz Gedes, governador do Brasil, marido de de Maria Pereira Pinto, a qual era filha de Nuno Álvares Pereira Pinto e de sua mulher D. Isabel Pereira de São Payo, dos senhores de Anciães; e neta paterna de Gonçalo Vaz Pinto, alcaide-mor de Chaves (filho de Aires Pinto, senhor de Ferreiros de Tendais, e de sua mulher D. Constança Rodrigues Pereira), e de sua mulher D. Catarina de Melo.
  • Deste casal foi filho sucessor Francisco Vaz Guedes, fidalgo da C. R., do conselho d’el-rei em Madrid, etc., que casou com D. Maria de Velença, filha de Francisco de Valença, fidalgo castelhano, e de sua mulher D. Maria de Burgos, que tiveram Gonçalo Vaz Pinto, alcaide-mor de Celorico de Basto e instituidor do vínculo de Ratiaens de Basto; o qual de sua mulher D. Brites da Cunha, filha de Jerónimo Teixeira da Cunha, 9º senhor de Teixeira, e de sua mulher D. Leonor Taveira, teve a Francisco Pinto da Cunha, alcaide-mor de Celorico de Basto, comendador de S. Salvador de Forges, na o. de Cristo, e morgado de Simaens e Ratiaens, de que renovou a instituição obrigando todos os seus descendentes a usarem os apelidos Pinto e Coelho.
  • Este Francisco Pinto da Cunha casou com D. Francisca da Silva e Noronha, herdeira, por morte de seu irmão Gonçalo Coelho em Alcácer-Quibir, do senhorio de Felgueiras e Vieira e do couto de Canelas, que lhe foi conf. por Filipe I, a 22.11.1584, filhos de Ayres Gonçalves Coelho, herdº daqueles senhorios, etc. (6º neto, por varonia, de Pero Coelho, implicado na morte de D. Inês de Castro, e 13º neto, também por varonia, de Egas Moniz, o Aio), e de sua mulher D. Maria de Noronha.
  • Este casal teve a António Pinto Coelho, sucessor, fidalgo da C. R., Senhor de Felgueiras e Vieira (confs. de 2.6.1615 e de 1630) e dos morgadios de Ratiaens e Simaens, que casou com D. Francisca de Athayde (irmã de D. Luis de Almeida Portugal, 1º conde de Avintes), filha de António de Almeida, comendador de S. Martinho da Lardosa, Soallheira e Bemposta (na o. de Cristo), etc., e de sua mulher D. Madalena de Athayde (irmã de D. Fernando Mascarenhas, 1º conde da Torre).
  • Destes foi filho primogénito João Pinto Coelho, moço fidalgo da Casa Real, por onde seguiu o senhorio de Felgueiras e Vieira, etc.
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.