Família Almeida e Vasconcellos Pinto Coelho - Ascendentes, descendentes e colaterais
Página Inicial | Contacto
 

Fontes
Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Editorial Enciclopédia, Lisboa - vol.22 - pág.360;
Anuário da Nobreza de Portugal - 1950, Braga 1950 - pág.46;
Armorial Lusitano, Afonso Eduardo Martins Zúquete, Editorial Enciclopédia, 3ª edição, Lisboa 1987 - pág.150.
Castelo-Branco (Belas)
História
  • Não se sabe ao certo as origens desta família com apelido de raízes toponímicas; o primeiro que parece ter usado o apelido em Portugal é Martim Castelo Branco, que vivia na vila de Castelo Branco no tempo do rei D. Afonso III. Os mais remotos antepassados documentados desta família terão vivido na primeira metade do séc. XIV, possuindo então a graduação nobiliárquica de cavaleiros.
  • Esta linhagem teve princípio em Martim Esteves, burguês de Castelo Branco, que nos fins do séc. XIII, ou princípios do séc. XIV, instituiu um grande vínculo.
  • Por aliança vieram aos Castelos-Brancos as Casas dos Cunhas, Senhores de Pombeiro e dos Atouguias, Senhores de Belas. Senhores de Pombeiro (3.2.1355); Administradores do vínculo dos Castelo-Brancos (31.10.1442); Senhores de Belas (13.8.1449); Viscondes de Castelo-Branco (25.9.1649); Condes de Pombeiro (6.4.1664).
  • Foi 1º visconde de Castelo Branco e 1º conde de Pombeiro, D. Pedro de Castelo-Branco da Cunha, capitão da Guarda Real de D. João IV, que herdou de seu pai a Casa de Pombeiro e de sua mãe os senhorios da Casa de Belas.
  • O título de Marquês de Belas foi criado pela Rainha D. Maria I (Regência do Príncipe D. João), por decreto de 17.12.1801 e carta de 13.1.1802, em favor de D. Maria Rita de Castelo Branco Correia e Cunha, 6ª Condessa de Pombeiro, 18ª senhora de Pombeiro, 12ª senhora de Belas, 14ª administradora do vínculo dos Castelo-Brancos, na freguesia de Santa Iria junto a Sacavém, etc., a qual foi casada com José Luis de Vasconcelos e Sousa (filho dos 1.os marqueses e 4.os condes de Castelo Melhor), marquês de Belas e conde de Pombeiro pelo casamento, do Conselho de S. M. F., regedor das Justiças, presidente do Desembargo do Paço, etc. Por este casamento a varonia desta Casa passou a ser de Vasconcelos.
Armas
  • De azul, com um leão de ouro, armado e lampassado de vermelho. Timbre: o leão do escudo.
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.