Família Almeida e Vasconcellos Pinto Coelho - Ascendentes, descendentes e colaterais
Página Inicial | Contacto
 

Fontes
Anuário da Nobreza de Portugal - 2006 - Tomo IV - pág.885;
Dicionário das Famílias Brasileiras, Carlos E. A. Barata e António H. Cunha Bueno, Rio de Janeiro 1999 (Pinto Coelho da Cunha);
Genealogia Paulistana, Luiz Gonzaga da Silva Leme, Duprat & Comp., São Paulo 1903-1905, vol.IV - pág. 331 e segs.;
Primeiras Famílias do Rio de Janeiro, Carlos G. Rheingantz, Livraria Brasiliana Editora, Rio de Janeiro, 1965 - Vol.I - pag. 148 a 155;
Baú de Ossos, Pedro Nava, São Paulo, 1972 - pág.139 e segs.;
Genealogia de Antônio Carlos de Castro (online).
Pinto Coelho da Cunha (do Brasil)
História
  • Trata-se de um ramo da família Pinto Coelho, da descendência brasileira do Capitão-mor António Caetano Pinto Coelho, filho segundo de Francisco Pinto da Cunha, Cavaleiro da Ordem de Santo Estevão de Florença, e de sua 2ª mulher D. Francisca Maria de Macedo Castro e Silva.
  • António Caetano Pinto Coelho foi para o Brasil no início do século XVIII, como governador da Capitania de Itanhaém, e casou, por volta de 1730, com Maria Josefa de Azeredo Coutinho, nascida no Rio de Janeiro, filha do sargento-mor Gaspar de Brito Soares e de sua mulher Ana do Amaral da Silva Azeredo.
  • Os seus descendentes casaram entre as famílias mais antigas estabelecidas no Brasil, descendentes dos Bandeirantes, espalhando-se principalmente por Minas Gerais. Muitos deles tiveram cargos militares, foram proprietários de terras e lavras de ouro, ocuparam cargos electivos e altas funções políticas e na Corte.
  • Deste ramo fazem parte, entre outros, Manuel Inácio de Andrada Souto Maior Pinto Coelho, 1º Marquês de Itanhaém, tutor do imperador D. Pedro II e de suas irmãs, José Feliciano Pinto Coelho da Cunha, 1º barão de Cocais, político e opulentíssimo empresário da mineração, e Felício Moniz Pinto Coelho da Cunha, que foi o primeiro marido de Domitila de Castro Canto e Melo (que depois foi agraciada com o título de 1ª marquesa de Santos).
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.