Família Almeida e Vasconcellos Pinto Coelho - Ascendentes, descendentes e colaterais
Página Inicial | Contacto
 

Fontes
Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Editorial Enciclopédia, Lisboa - vol.2 - pág.30;
Brasões da Sala de Sintra, Anselmo Braamcamp Freire, Imprensa Nacional-Casa de Moeda, 2ª edição, Lisboa 1973 - vol.II - pág.341;
Anuário da Nobreza de Portugal - 1950, Braga 1950 - pág.212;
Ascendências Visienses - Ensaio genealógico sobre a nobreza de Viseu - Séculos XIV a XVII, Manuel Abranches de Soveral, Porto 2004;
Justificação de Nobreza de Diogo do Loureiro de Almeida e Vasconcelos, Viseu 30.10.1749 (documento original, no arquivo de família);
Armorial Lusitano, Afonso Eduardo Martins Zúquete, Editorial Enciclopédia, 3ª edição, Lisboa 1987 - pág.44.
Almeida
História
  • Os Almeidas descendem de João Fernandes, filho de Fernão Canelas, senhor das quintas do Pinheiro e de Canelas, na freguesia de Mangualde, que pelos anos de 1223 e 1245 fundou no julgado de Azurara da Beira, uma aldeia chamada de Almeida, da qual tomou o apelido.
  • No século XVII, esta aldeia passou a chamar-se Almeidinha, sobre a qual foi criado o título de barão e visconde de Almeidinha concedido aos Amarais Osórios.
  • À família de Almeida pertencem grandes vultos da História de Portugal, de que são exemplo D. Francisco de Almeida, vice-rei da Índia e Duarte de Almeida, o Decepado, herói da batalha de Toro, a Marquesa de Alorna, etc.
  • Os Senhores do Reguengo de Moçâmedes descendem de Gonçalo Pires de Almeida, escudeiro, filho legitimado, por carta real de 2.8.1389, de Pedro Afonso e de Margarida Anes. Gonçalo Pires de Almeida casou com Inês Anes, que foi ama do Infante D. Henrique, filho d’El-Rei D. João I que em 11.10.1398 lhe confirmou a doação de juro e herdade do Reguengo de Moçâmedes.
Armas
  • De vermelho, com uma dobre-cruz acompanhada de seis besantes, tudo de ouro; e bordadura do mesmo. Timbre: uma águia estendida de negro, carregada de nove besantes de ouro, três no peito e três em cada asa, ou de vermelho também carregada de nove besantes de ouro.
© 2004  Guarda-Mór, Edição de Publicações Multimédia Lda.